segunda-feira, 13 de julho de 2009

As turmas de Mauricio: A "Turma da Mata"




Continuando nossas viagens em busca das Turmas criadas por Mauricio de Sousa: "A Turma da Mata".

A história da Turma da Mata é uma das mais interessantes, pois a maioria das pessoas pensa que ela foi criada para fins publicitários, mas não foi bem assim.

O "Extrato de Tomate Elefante" já existia quando a Seguinte tira do Cebolinha foi publicada na Folha de São Paulo:



Apóa a publicação desta tira, O empresa de publicidade Proeme contatou Mauricio para que a personagem Mônica e o Elefante fossem ultilizados em campanhas publicitárias do extrato de Tomate, assim nasceu o elefante "Jotalhão" que até hoje ilustra as embalagens do condimento, além de comerciais e campanhas.

Em histórias posteriores, o elefante foi ganhando aventuras acompanhado de uma "Turma" que vive na Mata e que inclui diversos personagens, como:
Coelho Caolho, Dona Coelha e 118 coelhinhos, Raposão, Tarugo, Zé Fuinha, Zé Furão, entre muito outros.

Aqui não temos personagens principais, mas O Rei Leonino aparece com grande frequencia, assim como Jotalhão e a formiga apaixonada pelo elefante Rita Najura. Esta Turma não tem uma revista ou almanaque, geralmente tem suas histórias publicadas nas revistas da Turma da Mônica.

E é com essas histórias curtas que lembram algumas fábulas que esta Turma perdura até hoje, mesmo que seja lembrada só quando se fala em Extrato de Tomante.

Para conhecer melhor:

Não é possível definir uma dica de leitura, já que estes personagens não tem título própio, mas são facilmente encontrados nas revistas de linha da Turma da Mônica, o jeito é procurar.

Como curiosodade, vaja abaixo a "estréia" do Jotalhão:

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br