domingo, 28 de junho de 2009

O que há de bom nos Reality Shows na TV brasileira

Já faz algum tempo que os Reality Shows dominaram o mundo do entretenimento televisivo. Reality Shows não são novidade e seu domínio não é de hoje, mas em tempos em que a Record estreou "A Fazenda" nada melhor que mostar o que tem de bom em Reality Shows na TV.

Vamos falar de programas que tenham versão nacional e exibidos em TV aberta:

Super Nany - SBT - Sabado as 20:00



A grande atração deste Reality é a vergonha alheia. Ver pais descontrolados, com crianças ainda mais descontroladas e destruidoras, passando pelos piores perrengues que se pode imaginar pode parecer chato, mas é engraçadíssimo. Sempre existem as pessoas que não gostam, mas não há como negar que Cris Poli tem talento quando o assunto é educar, não se pode dizer o mesmo sobre atuar (as caras que ela faz durante o programa são impagáveis).
Enfim, o programa não tem muito a oferecer, não dá pra tirar muitas lições, mas só de ver que pessoas tem coragem para expor seus filhos daquela maneira, o programa se torna interessante.

Troca de Famílias - Record - Terças e Quintas as 23:15




O slogan do programa promete responder a velha pergunta : "A grama do vizinho é sempre mais verde?". Não podemos dizer que a questão é resolvida, mas colocar uma pessoas em uma situação totalmente fora de seu padrão de vida, somente com o objetivo de mostrar que não é possível se adaptar a um estilo de vida que não é seu, é algo divertido de assitir. A produção do programa ainda é capaz de escolhar os tipos mais bizarros (no bom sentido) pra fazer o programa, logo colocar uma caipira no meio da cidade ou uma católica fervorosa no meio de uma família de adoradores do demônio é o mínimo que você vai conseguir ver.

Astros - SBT - Quarta-Feira as 20:00



O programa é praticamente um "Bizarre Show" brasileiro, os produtores do programa se esforçam ao máximo pra selecionar apenas uma apresentação de música a cada 10 apresentações. As outras 9? Puramente pessoas pouco instruidas que um dia acharam que podiam cantar e acabam "pagando mico" para o bel-prazer dos apresentadores e do público.
Algumas apresentações beiram o escatológico. Quem assite ao programa não procura música, procura um circo trash! Encontrado facilmente

E-24 - Band - Terças as 22:15


Há quem goste se séries que tratam de hospitais e a vida dentro de um (como ER, por exemplo) e há quem goste de documentários sobre acidentes e situções estranhas que podem acontecer com qualquer um. O auto-intitulado "docu-reality" E-24 é exatamente a mistura disso, mostra atendimentos de emergência por equipes médicas e paramédicas. A desgraça alheia não é a única coisa que pode ser encontrada neste programa, também é possível ver sangue (muito sangue) e nojeiras em geral que agradam alguns tipos de telespectadores.

Jogo Duro - Globo - Domingos as 23:00



Dá pra definir o programa como uma versão de hardcore de "Topa tudo por dinheiro". Os participantes devem conseguir a grana superando provas que nos deixam aflitos e/ou enojados. Fórmula simples e direta. Diversão garantida.


Infelizmente(?) o Big Brother não está em exibição nesta época do ano, mas podemos nos contantar com sua versão "pé-de-barro" com "A Fazenda" na Record.


Enfim, dá pra perceber que o sucesso de um Reality Show depende do nível de vergonha alheia que ele proporciona. Caso queira se arriscar, repare que nenhum dos horários de exibição é simultâneo, logo dá pra acompanhar todos eles e se divertir a beça com pessoas desconhecidas em situações inusitadas que irão lhe causar sensações muito comuns e fazer dar boas risadas (ou não).

Post levemente inspirado neste aqui do El Bigodon Mardiiito.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br