sábado, 13 de junho de 2009

Mensagens Criptografadas


Com certeza você já ouviu falar em Dan Brown, certo? Mesmo que a resposta seja negativa, provavelmente já ouviu falar sobre o livro "O Código DaVinci" e/ou a polêmica causada em torno dele. Assim como "O Código DaVinci", outro livro de Dan Brown acabou de ganhar uma adaptação para as telonas, "Anjos e Demônios". Mas o assunto nem é um, nem outro, apesar de serem esses respectivamentes seus maiores sucessos, se engana quem acha que Dan Brown sempre esteve ligado a conspirações em torno da Igreja Cristã Católica, falo do livro "Fortaleza Digital", o primeiro romance do autor, lançado em 1998.



No livro, a NSA(Agência de Segurança Nacional dos EUA) constroe um super computador, capaz de descriptografar qualquer código, para ter acesso a todos os emails mandados na grande rede, sendo para evitar ataques terroristas, ou até mesmo desarmar facções mafiosas. Enquanto o livro se aprofunda em um maravilhoso mundo de curiosidades(reais, obtidas por fontes anônimas dentro da própria NSA) e de códigos e criptografia(Que fazem qualquer nerd pirar(no sentido positivo(se é que há algum sentido positivo))), uma nova "arma" contra esse super computador é criada, a chamada "Fortaleza Digital", um código inquebrável, a partir daí entramos em um mundo alucinante de conspirações e perseguições de tirar o fôlego.

O grande ponto da narrativa de Dan Brown é justamente a forma de escrita, que conduz muito bem a história de conspirações e emoções, é difícil não se supreender com cada capítulo, com cada reviravolta, e mais difícil ainda não perder o fôlego em perseguições alucinantes.

Claro que nada são rosas, como primeiro livro do autor, o livro acaba pecando um pouco nos clichês, alguns típicos dos cenários blockbusters hollywoodianos, com algumas sacadas óbvias e conduzidas de forma muito superficial. Porém nada disso estraga a leitura, mesmo com alguns clichês, a história se torna complexa, inesperada e totalmente conflitante muitas vezes, o que torna as reviravoltas cada vez mais impactantes, uma leitura feroz do começo ao fim.

Recomendado!

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

J atentei ler "O Código D Vinci" e "Anjos e Demonios" e nos dois achei que DanBrown não tem muito dinamismo, apesar dos roteiros agéias.

A Ação é interessante, mas o esforço para "gerar" enigmas irrita e me impediu de le-los até o final.
Apesar disso, vou dar uma chance a este Fortaleza digital, pela resenha me pareceu interessante e talvez um Dan Brown antes do estrelato faça bem...

BlogBlogs.Com.Br