quarta-feira, 24 de junho de 2009

Besouro: Capoeira no Cinema




Estréia no dia 30 de Outubro nos cinemas o filme "Besouro" contando a história "real" do capoerista Manuel Henrique (1897-1924) conhecido como Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro. O filme tem direção de João Daniel Tikhomiroffe e conta com as coreografias de Ku Huen Chiu, responsável pelas cenas de luta do filme "O Tigre e o Dragão".

Veja o trailer abaixo e a notícia original aqui.




O filme não pode ser considerado como baseado em fatos reais, pois a vida de Besouro sempre foi envolta em mistérios, para entender melhor, vamos a uma curta aula de história.

Manuel Henrique nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia por volta de 1897 (não existe certeza) e desde pequeno treinava Capoeira com o Mestre Alípio, bastante conhecido na região. Como nunca apredeu a ler ou escrever, vivia trabalhando para os grandes fazendeiros, sem nunca ter um emprego fixo.
Ficou conhecido em sua área como um Justiceiro que sempre defendia os pobres e os negros "semi-escravos" da região dos inescrupulosos fazendeiros e da corrupta policia local.

Devido a sua fama de Vingador e por ser adepto do Camdoblé, muitas lendas surgiram em torno de Besouro, como a de que ele tinha o corpo fechado e nenhuma faca ou bala podia atravessá-lo, também diziam que ele podia voar e que tinha o poder de "desaparecer no ar". Ficou muito conhecido quando se espalhou o boato de que ele teria sido fuzilado em praça pública e, mesmo assim, continuado vivo.

Não existe certeza da forma como morreu Besouro Mangangá, mas sabe-se que morreu jovem, em 1924 com aproximadamente 27 anos. A história mais aceita de sua morte está no conto abaixo:

"Um dia Besouro foi chamado por seu patrão e instruido a levar uma carta para o proprietário da Usina Maracangalha, como não sabia ler, ele a levou como pedido sem saber que a carta tratava de um plano para matá-lo e acabar com os problemas de rebeldia dos trabalhadores que ele criará. O fazendeiro que recebeu a carta pediu que Besouro aguardasse um dia para que pudesse levar a resposta. Preparou uma faca de tucum (madeira) com a ponta envenenada e apunhalou o Capoeirista pelas costas, durante a manhã quando este foi buscar a resposta."

Esta é apenas uma das grandes histórias e lendas que este Brasil esconde e que merecem as telas do cinema e muito mais, merecem ser conhecidas.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br