segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Doutor Receita: Animes

Na animação japonesa residem vários clássicos da cultura POP. É impossível mostrer em uma pequena coluna o tamanho da produção de animes no japão, obviamente, nem todos são bons, mas alguns merecem destque.

Na lista abaixo você pode encontar alguns animes "carne de vaca", já citados e elogiados em infinitos blogs e sites, mas saibam que a intenção desta lista é mostar o essencial para aqueles que pouco conhecem (ou não conhecem) o poder da animação japonesa, também foram priorizados os filmes e não os animes seriados. Com vocês, os animes essenciais:



Ghost in the Shell

Sinopse: Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial.
O ambiente de Ghost in the Shell é cyberpunk ou pós-cyberpunk, porém o autor foca mais nas ramificações éticas, filosóficas e sociais da fusão em massa da humanidade com a tecnologia, o desenvolvimento da Inteligência Artificial e a onipresença da rede de computadores como uma oportunidade para reavaliar assuntos como a identidade pessoal, a singularidade da consciência e o aparecimento do transhumanismo.
O filme, séries e mangá derivados cobrem histórias policiais nas investigações da Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, Seção 9, especializada no combate a crimes perpetrados com uso da tecnologia.
A protagonista é Kusanagi Motoko, apelidada de Major. Apesar de em tese não haver uma diferença hierárquica entre os membros da equipe, Kusanagi tem a a função de líder tática da Seção 9. O apelido vem da sua época nas forças armadas. Ela tem capacidades sobrehumanas devido a seu corpo cyborg ser especializado para atividades táticas. Apenas o cérebro e um segmento do cordão espinhal são orgânicos.
Trailer

Uma das séries mais influentes de toda a cultura POP mundial, tendo influenciado grandes produções cinematográficas como "Matrix", por exemplo. Mas não é apenas de influências que vive este filme, o mais interessante aqui é o debate filosófico que ele propõe, "Derá que seremos dominados pelos computadores um dia?", a resposta vem com muita ação e suspense. Dirigido por Mamoru Oshii o filme ainda teve duas continuações (apenas uma feita por Oshii) e uma versão seriada. O estudio responsável pela produção do filme cogita fazer um filme com pessoas reais.



Akira

Sinopse: A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruida (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente. Trailer

Mais um anime com temática cyberpunk, que hoje é muito popular. Conta a história de seres humanos com super-poderes, vivendo em uma Tóquio futurista. O peso de Akira está em seu mérito de ser um dos primeiros, quiça o primeiro, anime a ter uma temática adulta envolvendo inclusive conspirações governamentais, tema muito ultilizado hoje em dia.
A trama gira em torno, principalmente, de três personagens: Kaneda, Tetsuo e o misterioso Akira. Com excessão de Akira, os outros dois personagens fazem parte das gangues deste mundo futurista e são eles que trazem uma grande densidade ao filme, ao tratar de um tema pesado: A Alienação da juventude moderna. Apenas ao assitir é possível entender a grandiosidade deste anime.



Preto e Branco (Tekkonkinkreet)

Sinopse: Kuro (também conhecido como Preto) e Shiro (o Branco), com 13 e 11 anos, respectivamente, os garotos moram em um carro abandonado, na caótica Cidade do Tesouro, e são conhecidos como os Neko (gatos), virando-se à base de pequenos crimes e protegendo sua área das ameaças externas. As coisas ficam graves -e violentas- quando um chefão da Yakuza, a máfia japonesa, decide usar a área como base para um parque temático que servirá para lavar dinheiro. Trailer

Existem duas curiosidades sobre este filme, baseado no mangá de Taiyo Matsumoto, ele é dirigido por um americano chamado Michael Arias, que vive no japão a amias de 16 anos. Além disso ele é um dos poucos animes que tem como tema o cotidiano japonês, suas cidades, seus costumes e sua periferia. Sempre que se pensa em Japão, logo vem a mente samurais e guerreiros imortais e por vezes nos esquecemos de que o povo que vive lá do outro lado do mundo, são tão humanos quanto nós.
Este Anime também extrpola com algumas idéias surreais (e um visual arrebatador, onde as cores são aplicadas com maestria), mas no fundo trata de dois garotos de rua que tentam apenas sobreviver e proteger seu território dos invasores.


A Viagem de Chihiro

Sinopse:Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar 2003 de melhor longa-metragem de animação, A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), de autoria de Hayao Miyazaki - o maior animador do Japão - é, sem exagero, um dos melhores desenhos animados de todos os tempos.
O filme começa com Chihiro, uma menina mimada e medrosa, viajando com seus pais para uma casa nova. A família pega o caminho errado e vai parar na entrada de um misterioso túnel. Eles decidem, então, ver o que há no final da passagem e encontram... Bom, não vou estragar as surpresas (que são muitas), mas Chihiro tem que salvar seus pais e aprender a superar seus medos e limitações em uma história que pode ser classificada como um conto de fadas moderno.
Trailer

Para finalizar, nada melhor que um doa animes de maior sucesso no mundo. A Viagem de Chihiro tem um visual tão bonito quanto o do supracitado "Preto e Branco", a diferença reside na ultilização deste visual. Este anime é capaz de te levar a uma verdadeira "viagem", se mostrando mesmo como um conto de fadas moderno. Assistir este anime é como sentir-se novamente criança e poder se aventurar em mundos conhecidos apenas por pessoas especiais. Um anime essencial e muito especial.


Em suma, esta lista esta longe de estar completa e estes pequenos comentários estão ainda mais longe de expressar o que cada um desses filmes representa quando o assunto é cultura POP, ou mesmo cultura japonesa. A intenão deste texto é de que as pessoas que o lerem corram atrás de cada um deles no intuito de entender melhor a produção cultural deste país de artistas tão criativos.

Divirtam-se!!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br