domingo, 24 de maio de 2009

Fierro no Brasil


Uma noticia dada pelo Blog dos Quadrinhos na última semana, pode balançar o mercado brasileiro de HQs.

A nota diz que o editor da revista argentina "Fierro" tem intenção de publicar a revista no Brasil, intercalando em seu mix histórias de autores argentinos e brasileiros.

De ínicio pode não parecer uma notícia relevante, afinal revistas mix aparecem e somem todos os dias neste nosso, tão instável, mercado de HQs. A diferença está no poder que uma revista como a "Fierro" teria no Brasil.

Basta analisar, as únicas revistas mix com histórias de autores brasileiros que fazem sucesso no Brasil, as de humor. Esta aí a recente reforma da versão nacional da "MAD" que não me deixa mentir.

Histórias com teor mais introspectivo, dramático ou alternativo ficam relegadas a álbuns de autores que, quando não são independentes, não conseguem uma boa campanha publicitária, tornando o alcance de sua obra muito limitado.
Revistas mix contendo histórias de ficção e drama com autores brasileiros? Alguns talentosos autores tentam no meio independente e boas revistas como "Garagem Hermética" e "Café Espacial" são lançadas sem periodicidade e, infelizmente, com alcance limitado.

O que falta a estes autores mais "alternativos" não é talento, mas sim estrutura, uma editora competente e compromissada que tenha estrutura para uma distribuição e publicidade seria capaz de, teoricamente, transformar todas as boas idéias destes artistas em sucesso editorial.

A vinda da "Fierro" com histórias de autores nacionais seria a solução, a revolução. Obviamente, não existe a certeza de que a vinda desta revista salvaria o mercado nacional de HQs, mas a probabilidade é grande. Ficamos na torcida!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br