domingo, 19 de abril de 2009

O Espirito de Eisner



Durante este mês, o pesquisador e colecionador Álvaro de Moya colocou em exposição no SESC Vila Mariana em São Paulo, peças de sua coleção particular, com tudo relacionado a Will Eisner, seu amigo pessoal.

Apesar de pequena, a exposição "Em torno de Will Eisner" se mostra uma experiência gratificante, nela é possível ver desde coisas raras como a primeira edição da primeira Graphic Novel do mundo "A Contract with God", até algumas edições brasileiras atuais, disponíveis para leitura no local.

Os grandes painéis com as capas de suas revistas só mostram o quanto Eisner é detalhista e o quanto ele influênciou as HQs modernas.

Apesar dos painéis, das revistas raras em exposição e das edições disponíveis para leitura, a parte mais interessante está em conhecer um pouco mais da vida particular deste mestre que é revenrênciado em todo mundo.

Saber que Will Eisner dizia que "Em outra encarnação era brasileiro", saber que um dos maiores quadrinhistas de todos os tempos quase se aventurou pela animação, com a produção da TV Cultura e saber que Eisner já entrevistou Harvey Kurtzman para uma revista do "Spirit" dá um gostinho especial a exposição.

As Cartas que Eisner escreveu para Moya também estão lá e mostram coisas interessantes, como pequenos detalhes de negociações com a extinta editora "Metal Pesado" e indicações de outros quadrinistas como Art Spielgman, autor de "Maus" e hoje venerado por muitas pessoas fora do ramo dos quadrinhos.

Enfim, saber de toda sua ligação com o teatro, saber que o reinventor da nona arte era um judeu fervoroso e que muitas de suas obras vieram ao Brasil somente por esse motivo. Relembrar coisas como o judeu em crise de "A Força da vida" e reler "Um contarto com Deus" são coisas que não tem preço.





A exposição rola no SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo/SP) até dia 30/04, com entrada gratuita.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br