terça-feira, 31 de março de 2009

Na real, A Zorra é parcial

Foi comprovado recentemente em pesquisas que o computador e a Internet vem gradualmente substituindo a TV na vida dos brasileiros atualmente.

Existem diversos motivos para isto estar acontecendo , porém abordaremos aqui um em especial. O humor televisivo. O humor deve ser algo agrádavel, que tire as preocupações da cabeça dos telespectadores e faça-os rir por um certo tempo e é uma parte importante do entrertenimento. Porém podemos citar diversos blogs humorísticos que são bem melhores que qualquer programa de TV deste nicho.



Quem acompanha ou não programas humorísticos na TV, com certeza já ouviu falar dos programas "Zorra Total", "Casseta e Planeta" e "A praça é nossa". Todos eles contam com bons humoristas, no entanto, as limitações que os roteirista e produtores, sempre preocupados com "a familia brasileira" (disfarçado na forma de patrocinios e lucros liquidos) impõem devem frustar alguns desses talentos.

Tudo pode ser engraçado quando se vê, mas ao perceber que você verá a mesma coisa todas as semanas, torna a experiência de ver humor TV, frustrante.

Como já disse, e reintero, o talento existe, veja abaixxo um vídeo com os humoristas Marcus Melhem e Leandro Hassum no espetaculo "Nóis na Fita", que no programa Zorra Total, fizeram por um bom tempo o papel dos "Seguranças":



É evidente que no programa global , seus talentos sao suprimdos pelas limitações impostas pela emissora.

Mas isto não é tudo, o humor na TV brasileira contou com sua salvação na estréia do programa "Pânico na TV", extraido do programa de rádio da Jovem Pan e exibido pela Rede TV. O sucesso foi imenso, mas até mesmo quem é bom no que faz, acaba caindo na repetição, e, devo dizer mais uma vez, não por falta de talento, mas porque a emissora decide o que vai ao ar e eles decidem que aquilo que fez sucesso a um mês continuará fazendo sucesso por todo o ano.

Enfim, o humor na TV mais uma vez teve sua chance de renascer, como nos "velhos tempos" de Chico Anysio Show (que também se repetia, porém numa época pré-internet). Esta chance foi o programa humosrístico-jornalistico "CQC", no entanto, foi apenas mais um programa que caiu no velho golpe de repetir-se a si mesmo (com bastante pleonasmo) no intuito de continuar fazendo sucesso.

O que pode ser tido como a mais nova aposta do humor na televisão é o velho Stand-Up Comedy, que já existe a muito tempo, mas apenas agora foi descoberto pela TV.

A MTV se aproveitou do tema e do sucesso de programas como 15 minutos e, este ano, estreou o programa "Quinta categoria 2009", que trnspõe exatamente um show da "companhia barbixas".

Veja o vídeo de um espetáculo da companhia abaixo:



A forma dinâmica de se fazer o humor, sempre com quadros e "jogos" novos, parece, mais uma vez, salvar o humor na TV. Mas não surpreenderia se um dia, até mesmo este programa passasse a se repetir.

A propósito, foi a Internet que causou o boom do Stand- Up Comedy no Brasil, o que nos traz de volta ao inicio.

Por quanto tempo teremos de suportar o humor repetitivo, que não cumpre sua missão de entreter e de divertir os espectadores, mas apenas os lembra de que semana que vem começa tudo de novo...


Blogs de humor, para sair do marasmo:

- Bobagento
- Jacaré Banguela
- Capinaremos

Pense, Ria e divirta-se

2 comentários:

Venom Ultimate disse...

eu acabei nao concordando sobre os programas cairem em repetição, eu assisto The Daily Show (que apesar do nome, NÃO é diário) e os episódios que eu vi NUNCA tiveram algo repetido... Ok, que é bem diferente os temas de cada programa em questão, e mesmo com o que eu acabei de dizer, SIM, A CULPA É DAS EMISSORAS, ou seja, eu nao disse quase NADA nessa comentário e vose perdeu tempo da sua vida lendo isso aqui até o final...


Ou Não...

Doutor Radioativo disse...

Eu até concordo comvocê...

Mas o assunto era o humor na TV brasielira.

Apesar do humor em TV em geral estar repetitivo, levando em conta coisas internacioanai como The Daily Show, existem as excessões.

A substituição da TVpela Internet, se dá, também , no Brasil.
Não seu como anda isso pelo mundão afora!

BlogBlogs.Com.Br