domingo, 1 de março de 2009

Eletronicamente falando...



Mais uma vez, aqui estamos...peço desculpa pela demora, muitas coisas a fazer, mas vamos lá, para mais uma edição do "Eletronicamente falando..."!

Como já demos uma olhada nas duas "figuronas" da eletrônica, o Resistor e o Capacitor, agora vamos evoluir um pouco, para um nível mais complexo, falar mais da chamada "Eletrônica Analógica"

Diodo - Talvez alguns já devem ter ouvido falar desse pequeno e importante componente, o Diodo convencional Semicondutor, é bem simples de ser explicado, imaginem um componente que tem seu lado Positivo e Negativo, e que há uma regra, a Energia positiva entra no lado Positivo, e assim com a Negativa. Caso essa ordem não seja cumprida, o Diodo se transforma em uma grande resistência, próxima ao infinito(Assim como o ar, que tem resistência próxima ao infinito).
É bem simples, se entrar positivo no lado positivo, o Diodo nem "existe" no circuito, caso entre negativo no positivo, o Diodo se transforma em uma grande barreira no circuito.
As principais utilizações desse tipo de Diodo são nas "Fontes de Corrente Contínua"(Que daremos uma olhada na próxima edição) e também é utilizado para controlar o fluxo de apenas uma carga(Positiva ou Negativa) dentro de um sistema.

Transistor - Sinceramente falando, o Transistor é o componente mais chato de estudar na eletrônica, então vou dar uma simplificação bem, mas bem, simples, para não ficar uma coluna chata. Transistor(Como mostra a figura) é um componente de três conexões, e sua função principal é amplificar(aumentar) o sinal de corrente, e também serve como uma chave eletrônica(Diferente da chave mecânica, que é apenas um contato fechando ou abrindo o circuito, a chave Eletrônica é baseada apenas na química do componente, para fechar ou abrir um circuito). Não quero entrar em muitos detalhes sobre como isso ocorre, porque embaralha a cabeça de qualquer um. O transistor é considerado o componente mais importante da Eletrônica atual, o porque disso, é simples, quase todos os CIs(Circuitos Integrados) tem centenas e milhares de transistores, um banco bem montado de transistores pode fazer coisas imagináveis.

Bom, por hoje é só, semana que vem vamos dar uma olha nas "Fontes de corrente contínua"!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br