segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Review:Watchmen, a obra.


Poucos LIVROS conquistaram tanto os seus leitores como Watchmen.


Isso é um fato.

Outro fato que, diferente do que muitos pensam, Watchmen não é a melhor obra da história dos quadrinhos e nem mesmo é a melhor obra de Alan Moore.

Mas também é fato que pouco importa a qualidade de Watchmen, mas sim o que ela fez para os quadrinhos.

Se eu fosse comparar Watchmen com alguma música, por exemplo, compararia a Sgt.Peppers, dos Beatles.

Não é nem de longe a melhor música dos Beatles, mas, com toda a certeza, é uma das músicas mais revolucionarias da história.

A história começa clara e crua, não apresentarei detalhes, mas quem leu sabe que quem morreu morre, sem duplo sentido quanto o fato , e quem vai morrer, desde o inicio, já aparenta uma leve decadência, ao decorrer da história, esta decadência se torna mais tênue, e menos definida, por isso, o meio da história é a parte mais complicada.

A história tem inúmeras citações a inumeros artistas, inumeros "easter eggs" escondidos em pequenas histórias, que, mesmo não definindo nada para a trama, se mostram inteligentes a ampliam o que talvez seja a maior qualidade de Alan Moore, o seu vasto conhecimento (uns brincam que se papel higiênico tivesse letras, ele leria :P).

O tema não é nada inovador, super-heróis que apresentam traços humanos tem que resolver um assassinato.

Mas a inovação não vem do tema, e sim da maneira com que ele é desenvolvido, usando fatos verídicos que se misturam com a história, sem falar nas situações no mínimo deprimentes a qual os personagens são colocados, transformando a HQ num grande hino ao despudor e a liberdade de ideias insanas.

Alan Moore consegue fazer loucuras sem parecerem loucuras, ele faz personagens e situações que beiram ao ridículo, mas que não parecem beirar ao ridículo, e isso é o grande truque de Alan Moore nesta HQ.

Espero sinceramente que Zack Snyder consiga fazer um filme que, pelo menos transmita essa idéia ao publico.

Nota como HQ isolada:8,5

Nota para o que fez pela história das HQs:10 (até 12 se puder)

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Vale dizer que, quem lê Watchmen hoje, geralmente tem uma visão simplista, porque muitos conceitos dessa HQ são normais hoje em dia.

Devemos lembrar, entretanto, que Watchmen foi a pioneira na maioria de seua conceitos.

BlogBlogs.Com.Br