sábado, 21 de fevereiro de 2009

Eletronicamente falando...



Olá, novamente, provavelmente se você já é formado no Ensino Médio, sabe o que é um Resistor, ou um Capacitor, até mesmo o que é uma fonte. Parecem coisas meio inúteis, mas se você pensa assim, está totalmente errado, 99,99% dos circuitos eletrônicos usam Resistor, que não é nada mais que uma barreira para a Tensão(Força que move a Corrente(Elétrons em movimento)), sem resistência acontece o que chamamos de "Curto Circuito", a partir do momento que não há resistência alguma entre os pólos, a fonte(ou bateria) tende a descarregar seu máximo nela mesmo, fazendo, na melhor das hipóteses, ela se queimar. Já o capacitor, vou tentar não não falar muito em termos técnicos, e vou exemplificar bem, Capacitor é basicamente uma pilha recarregável de baixa duração, ele consegue armazenar pequenas tensões, e logo depois, começa a liberá-las, é muito usado para Linear(Deixa mais "reto") faixas analógicas de Tensão, veja abaixo um exemplo:


O vermelho é um sinal analógico comum, e com o capacitor, ele se torna o azul.

É importante saber bem o que é um resistor e capacitor, porque até nos microprocessadores mais avançados, usados pela Nasa, ou exércitos, mesmo eles, usam e quantidade incrível esses pequenos componentes, é importante saber bem o que é Tensão, Corrente e Resistência.

Se a eletrônica fosse uma pirâmide, sua base seria de Resistores, e mais acima capacitores. Em um outro nível estariam os Diodos e Transistores, e no topo, enfim, a eletrônica Digital, com todos seus CIs, Chips, Controladores, Portas Lógicas, etc...

Na próxima edição, que será postada bem em breve(antes que o Carnaval acabe), falarei mais sobre essa segunda camada, de Transistores e Diodos, para enfim, mais para frente, falar da tão espetacular Eletronica Digital!

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Bom, até ai ta beleza, muito bunito e tal...

Cade a parte chata? Vc ta esquecendo dela:P hehehehehe


Mesmo assim, o trabalho esta bom, fico no aguardo da eletronica digital que é a parte legal....(ou quase)

BlogBlogs.Com.Br