sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cru, mal passado ou mastigado?


Essa semana eu estava no ônibus, e acabei ouvindo um dialogo entre duas pessoas, o dialogo era sobre filmes, até aí, tudo bem, as duas pessoas falavam de como existiam filmes ruins, porque elas não os entendiam, foram citados filmes como "O Curioso Caso De Benjamin Button", segundo uma das pessoas o filme era ruim, pois ele não entendeu nada sobre o filme!

Daí que vem uma das grandes discussões do cinema atual, o cinema tem estado muito "mastigado"? Cada vez mais somos obrigados a não pensar, não só no cinema, como em todas as mídias, o decifrar que tanto nos encantava, agora se tornou algo chato!

Um dos maiores exemplos desse fato, é a triologia matrix, que começou como um grande livro de mistérios, coisas que faziam nossas cabeças se embaralharem, mas após o filme se tornar uma "modinha", as sequências ficaram cada vez mais mastigadas. Outra boa representação disso, é os filmes de super-heróis, que muitas vezes se tornam óbvios e pouco inspiradores, afinal, é feito para a massa.
O "Pensar" cada vez mais é ridicularizado, afinal, você vai no cinema pra ver efeitos visuais, e não roteiro, certo? Não?! Pelo menos é o que parece pensar os produtores, e boa parte da massa vêm correspondendo positivamente.

O Cinema e as séries de massa acabam se parecendo com quadrinhos dos anos 60, não há mistérios, nem pequenas coisas subliminares jogadas, e sim coisas explicadas, muito mastigadas, quase já digerida para você.

Mas ainda não há nada perdido...não se pode generalizar dizendo que tudo é digerido, porém um cinema e séries totalmente cult e de massa parece impossível. A alternativa encontrar é o que eu chamo de "Meios Ambíguos", ou seja existem várias interpretações para a mesma coisa mostrada na tela, um exemplo disso é LOST, uma série que por sua natureza é muito mais uma série inteligente e misteriosa do que uma série pras massas, mas ao mesmo tempo que muitos assistem por causa dos mistérios, muitos também olham pelo lado romântico, muitos devem assistir para ver o herói Jack salvar a todos, ou se o Saywer beijará a Kate, essa ambíguidade que ainda nos salva do mastigado, não chega a ser cru, mas sim mal passado.

Infelizmente o cinema e séries atualmente em grande parte é feito para as massas, porém ainda restam aqueles que querem nos fazer pensar, espero que continuem fazendo blockbusters desse jeito, apesar de poucos, ainda é alguma coisa...

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Essa é uma infeliz realidade...é fato que o "mastigado" (de preferencia batido no liquidificador) vende muuuuuuuuito mais que qualquer coisa "cult" (não gosto muito desse rótulo, mas vá lá.
Nunca tinha pensado em um programa ou filme "mal passado", mas esse exemplo do Lost caiu como uma luva, vejo ai uma solução para todo este problema.

Mesmo quem assisti Lost apenas pra ver romance ou aventura e montros de fumaça acaba por se interessar, mesmo que um pouco, sobre os misterios e mensagens que a série passa.

Isto instiga as pessoas acostumadas ao mastigado, a optar pelo mal passado (essas analogias são interessantes...hehe) e com o tempo se interessarem pelo "cru", ou cult, se preferir.

O gosto pelo entretenimento mastigado esta, principalmente, na preguiça de pensar da população em geral, e filmes/séries "mal passados" podem ajuda-los a ver que existe muito mais por tras de Matrix, que Robos gigantes se estapeando.

Entretanto, é necessario também um esforço dos produtores/diretos/roteiristas, que têm de se esforçar para sempre optar em não mastigar as coisas para o publico.

PS: Ótimo Texto...hehe

BlogBlogs.Com.Br