sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dia do Quadrinho Nacional

Primeira história de Nhô Quim



Hoje, Dia 30 de Janeiro, é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional, devido a publicação em 30 de Janeiro de 1869 de "As Aventuras de Nhô Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte" de Angelo Agostini no jornal "Vida Fluminense". Provavelmente existem histórias anteriores a essa, e muitas charges, mas está história foi precursora no uso de sequencias de imagens para contar uma história.
Muitos estudiosos atribuem as obras de Agostini o ponto de partida para as HQs em todo mundo.

Para comemorar este dia, preparamos um guia para você que gostaria de se aventurar pelo vasto e, infelizmente, desconhecido mundo das HQs nacionais, mas nunca teve oportunidade ou tinha algum tipo de preconceito.

Primeiramente, podemos separar as HQs nacionais em três partes: Albuns, revistas independentes e WebComics, sendo desconsiderado momentaneamente o "império" Turma da Mônica.




Um bom lugar pra começar é pelas Webcomics que além de serem uma excelente saída para os autores que não conseguem publicar suas histórias do modo convencional, ainda são gratuitas e possibilitam aos leitores conhecer o trabalho antes de comprar.
O 4º Mundo é um coletivo de quadrinistas independentes onde é possível conhecer os promissores autores da nova geração, com histórias de diversos genêros e temas, podendo encontrar desde uma história sobre Super-heróis até uma história de humor sobre Zumbis, passando por HQs de drama, romance,terror, filosóficas e muito mais.
Você também pode passar pelos diversos blogs de Webcomics, parceiros do 4mundo e vale também a visita ao Site OIQuadrinhos, onde foi publicada a excelente HQ "A Corporação".



Passando por essa fase, podemos selecionar os melhores trabalhos e partir para o arriscado mundo das HQs Independentes.
Diferente dos fanzines,que geralmente são revistas informativas, as Hqs indepentes tem o foco principal na publicação de materiais de autores com algumas experiência, republicando trabalhos publicados anteriormente na Web e inserindo novas histórias. Geralmente com preço baixo, as revistas independentes são excelentes para quem quer ler boas histórias sem gastar muito, destacam-se aqui as revistas "Café Espacial", "Garagem Hermética" e "Necronauta". Os Albuns independentes são mais caros, porém muito bem selecionados, raramente será publicado um Album nacional com material dispensável, bons exemplos são "Quadrinhofilia","Os inimigos não Mandam flores" e qualquer trabalho de Lourenço Mutarelli.

Ainda temos albuns de histórias e autores clássicos, que incluem trabalhos de Julio Shimamoto, Rodolfo Zalla e Eugênio Colonnese, além de outros grandes nomes da HQ nacional, albuns com coletâneas de tiras de humor de autores como Adão Iturrusgarai e Laerte.
Nestes casos, oa autores já são bem conhecidos do público em geral e costumam agradar bastante, mesmo quem nunca gostou de HQs nacionais. Não podemos esquecer das Antologias como "Chiclete com Banana" da Devir, por exemplo.

Fora deste nicho, para aqueles que cresceram lendo as aventuras da Turma da Mônica, uma boa opção são as coletâneas com as primeiras tiras da Turma, lançadas no Brasil recentemente pela Panini Comics.

Para os mais novos a recomendção são as histórias convencionais da Turma, além da oportunidade de se arriscar com o recente sucesso, "Turma da Mônica Jovem".



Com isso, espero que todos possam se divertir lendo, seja pela Web, em revistas ou albúns de luxo, as HQs nacionais e, cada vez mais, aproveitar o que nós podemos oferecer de melhor quando o assunto é Histórias em Quadrinhos.

Que muitos outros se espelhem em Angelo Agostini neste 30 de Janeiro, e assim, nos brindem com cada vez mais HQs de qualidade e bom gosto.

Visite:

- Bigorna
- Blog dos quadrinhos





1 comentários:

Sr.C disse...

Booooaaa!!

Ainda bem que o nosso bom Doutor é um cara duca e tem capacidade de celebrar essa data com artigos a altura.


Muito bom!

BlogBlogs.Com.Br