terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A banda, o ícone, a lenda.


Neste blog, já falamos do Coldplay, do U2 e de outras tantas bandas que enchem os olhos (na verdade, os ouvidos) dos queridos (e incompetentes) redatores.


Mas, estava chegando a hora de falar da mais íconica banda de todos os tempos, a banda que atravessou o preconceito, criou e desmanchou as barreiras da música e, até hoje, influencia gerações que consideramos perdidas.Esta banda é o Queen.


Enquanto outras bandas como os Beatles são muito mais reconhecidas pela sua imagem do que pela sua musica (não é difícil encontrar alguém que "conheça" os Beatles mas nunca tenha ouvido a sua música), com o Queen acontece o contrario, suas músicas ilustram cerimonias desportivas (We are the Champions), propagandas de celular (A kind of magic) ou, simplesmente, tem ritmo tão marcante que nós conhecemos sem nem saber direito se é uma musica (I want to break free), fazendo com que as músicas da banda se tornem mais conhecidas que a própria.


O amor era o tema principal da banda, mas não o amor como sentimento ou razão, este amor é retratado pelo U2, e sim o amor como prazer, como algo físico que esta ao alcance de todos, este tema se repetia constantemente, mas sem se tornar piegas, pois o tema se alternava na maneira em que era retratado.


Agora, vamos as informações históricas:


Integrantes da banda - Freddie Mercury (vocalista), Brian May (guitarrista e as vezes segunda voz), John Deacon (baixista) e Roger Taylor (bateirista).


História de formação - No final da década de 60, Brian May, Tim Staffel e Roger Taylor formam a banda Smile, com a saída de Tim Staffel por problemas pessoais, os dois acabaram conhecendo um vocalista nascido no Zamzibar, com feições arabes, jeito afeminado e voz bonita, este, aceitou fazer parte da nova banda com um "porém", ele teria um nome artistico, já que o seu nome era muito complicado, então, ele escolheu Freddie Mercury, então, eles mudaram o nome da Banda para Queen.


Situação atual - Com a morte de Freddie Mercury (AIDs, em 1991), os outros integrantes continuaram com a banda, só que com o ocalista do Free (Paul Dodgers) no vocal, recentemente, eles realizaram alguns shows no Brasil.


0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br