sábado, 11 de outubro de 2008

Vingança:a fórmula do sucesso


Se você anda lendo as atuais histórias da Marvel e DC, já deve ter percebido que a vingança virou a "fórmula do sucesso" das editoras.Enquanto na Casa das Idéias, Hulk realiza sua brutal vingança com os Illuminatti, na DC, Adão Negro passa por cima de tudo e todos para achar os assassinos de sua família...Muita coincidência, né?Fora que, as duas editoras já usaram dessa temática muitas vezes antes.Só lembrar daqueles personagens que foram criados no conceito da "justiça com as próprias mãos", como Justiceiro, Batman e outros.Mas por que as duas maiores editoras dos quadrinhos usam tanto desse sentimento em suas histórias?

O real motivo não se sabe, mas dá pra se entender o porquê...

A vingança é um sentimento humano, falho, que aproxima os super-heróis dos homens comuns.Além do mais, a sociedade de hoje é tomada por uma mistura de medo e vingança, afinal, hoje em dia, há um atentado terrorista por semana e aviões colidem com prédios.Quando um anti-herói sai espancando bandidos por aí, ele meio que "lava sua alma".Ou vai dizer que quando vê o Justiceiro decepando as cabeças de uma gangue de estupradores você não fica entusiasmado?


Outro atrativo que a vingança oferece aos fãs é que, sagas movidas por esse sentimento são sinônimos de mudança.Um homem movido pela vingança é capaz de tudo.Tenhamos como exemplo as atuais sagas da Marvel e DC...Em Hulk Contra o Mundo, Hulk foi capaz de destruir meia Nova York e escravizar os maiores heróis da Terra apenas para fazer os Illuminatti passarem pelo que ele passou em Sakkar.Adão Negro massacrou a maioria da população de um país apenas para vingar a morte de sua amada!Histórias que trazem mudanças bruscas e coerentes ao mesmo tempo.


Respondendo a pergunta do começo, as editoras usam desse sentimento porque eles sabem que os fãs querem isso.Que as pessoas de hoje querem ver seus heróis vingando as injustiças da atual sociedade, realizando banhos de sangue.Sentimentos humanos que podem até envergonhar, mas são uma realidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Super-heróis SÃO humanos comuns, eu vejo a vingança como um sentimento que todo ser-humano poderia ter, até onde ele irá com a vingança dependerá do caráter e possibilidade do indivíduo.

Sr.C disse...

Eu já discuti muito com o Inconformado sobre isso...

Heróis PRECISAM ser perfeitinhos.Só ver a Guerra Civil, Marvels, Cavaleiro das Trevas...Heróis precisam seguir a linha, a sociedade só aceita se isso acontecer.

Levando pro lado mais simbolico, na minha opinião, os deuses gregos de ontem são os heróis de hoje.Quando Peter se veste de Aranha, ele é tão mitologico, tão irreal, que se assemalha mais há um deus do que um homem.Eles simbolizam os deuses...

Principalmente nas fases atuaias, onde as nações do mundo querem manter os heróis na redéa curta.

Sr.C disse...

Só pra não deixar o post ai de cima muito noiado.

Quis dizer com tudo que disse que, os heróis SEMPRE precisavam ser perfeitos.Agora, os heróis estão tramando, enganando, se infiltrando, traindo e matando...

Por um lado é amadurecimento, por outro, apenas a atual sociedade moldando personagens

BlogBlogs.Com.Br