quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Dia do Livro e a Internet



“Um país se faz de homens e livros”
-Monteiro Lobato

Dia 29 de Outubro é comemorado o Dia nacional do livro. Há 200 anos, em 1808, D. João VI inaugurou a imprensa no Brasil e dois anos depois, dia 29 de Outubro de 1810, a Real Biblioteca de Portugal foi transferida para o Rio de Janeiro e 29/10 ficou sendo sua data de fundação.

Hoje, a Biblioteca Nacional tem em seu acervo mais de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. Neste dia, além de ler um bom livro, obviamente, podemos abrir uma discussão:

Na era moderna, onde a internet se mostra cada vez mais presente em absolutamente todos os ramos da indústria do entretenimento, qual o papel dos livros hoje em dia?
Muitos dizem que os “e-books”, como são conhecidos os livros digitais, vão aos poucos substituir os livros impressos, outros dizem que tanto livros digitais, quanto impressos, conviveram em harmonia.

É inegável, no nosso tempo, em que sustentabilidade se tornou um tema tão corriqueiro, que os livros digitais possibilitam a leitura através da tela do computador, evitando assim o desmatamento de árvores para fabricação de papel, porém quem diga que nada substitui o prazer de segurar um livro nas mãos.

Creio que não a problemas na convivência das duas formas, a internet possibilitou incríveis avanços na literatura, podemos ler gratuitamente, grandes obras de domino público, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis, por exemplo, por outro lado, existem obras (como o próprio “Dom Casmurro”) que merecem estar na estante de qualquer leitor que se preze, o livro impresso possibilita a leitura em qualquer ambiente, sem precisar do auxilio de um computador.

Devemos concluir que não existe uma “rivalidade” entre os dois tipos de livros, e sim, uma convivência saudável, onde quem ganha é o leitor.
Neste dia, além de uma boa leitura vale uma visita:

- Câmara Brasileira do livro

- E-Book Cult

- Um texto sobre o novo acordo ortográfico!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br