sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Um - Música



"Era uma vez que o único jeito de ouvir aquele lançamento de Single era ficar grudado no Rádio... Era uma vez que o único jeito de ouvir o novo trabalho de uma banda era comprar vinil/cd... Era uma vez que o único jeito de ver aquele clip era ficar conectado a MTV... Era uma vez...que o mundo não era Globalizado...e não havia internet..."

Na virada do século, trouxe talvez a nossa maior mudança, nós estávamos interligados, agora nós sabíamos das notícias no mesmo segundo que aconteciam, nós conferíamos coisas que nem mesmo eram lançadas...nós estávamos "on line".
Uma das grandes mídias que sofreram demais com isso, foi a da música, acostumada á vender dezenas de milhões de discos, a terem faturamentos brilhantes...tudo havia ido embora. Primeiro foi os Cds piratas, que acabaram principalmente com o comércio de álbuns internacional, e de artistas de menos expressão, tornando-se uma grande bolha. Por um certo tempo a indústria da música conseguiu driblar esses problemas, e mesmo com vendas reduzidas, conseguiam vender, afinal, por bem ou por mal, você teria que pagar pelo seu Cd pirata.

Mas aí veio a internet, veio a internet banda-larga, veio o e-mule, veio os disversos sites de download...e principalmente veio aquele pequenino e famoso arquivo ".mp3".
A luta não era mais contra as cópias que eram vendidas nas ruas, e sim com as cópias que são baixados em milhares, por todo mundo, por todo momento.
O mercado quebrou, lojas fecharam, afinal, agora um clique, 20 minutos, e voilá, você estava com o novo álbum de sua banda preferida!
Era uma luta cruel, desigual, sem precedentes. Produtoras multimilionárias como a EMI chegaram a beira de falir e por isso, mais dificuldades no surgimento de novas bandas.

O primeiro passo...As produtoras junto com a Apple, lançaram o iTune, você poderia comprar aquele mesmo vilãozinho ".mp3", e transformá-lo num bom aliado, porém, o que fariam as pessoas deixarem de baixar de graça no site ao lado, e pagar uns trocados por uma música? Bem simples, a honestidade da pessoa, e sinceramente, quando na história pudemos contar com a honestidade das pessoas? Essa é a questão...

Um pouco lento demais...mesmo que se diga mil e uma coisas sobre os ".mp3", e sobre as pessoas que utilizam, não seria injusto, as produtoras e gravadoras ficaram muito tempo se apoaiando nos Cds, e não estavam preparadas para isso...o que elas estão fazendo para combater isso? Colocando os mesmos arquivos da mesma qualidade com preços altos, para esterarem que você opte por comprar, e não baixar de graça? Ou talvez aumentando cada vez mais o preço dos queridos cdzinhos?

Uma questão complicada...todos estão queimando a cuca para conseguir algo viável para fazer hoje, e iTunes talvez não seja uma delas, ou talvez sim. Há um projeto da venda de pequenos pen-drivers com as músicas, substituindo os cds...mas ainda voltando a questão do "de graça na internet"

Concluindo...Baixar mp3 é errado? Sim, mas todos baixamos! É impossível simplesmente comprar tudo que queremos ouvir, e não há nenhum incentivo para isso, nem mesmo aumentar a qualidade dos cds, colocar mais extras, promoções, motivar o consumidor. Essa semana por exemplo paguei R$70,00 em dois Cds do U2, sendo que um era de 1991 e outro de 2000, provando que o incentivo a compra ainda é baixo...porém, a questão é tão complicada, que provavelmente geraria várias opiniões, porém todas deveriam chegar ao mesmo objetivo, salvar a música!

Próximas partes:
Filmes e Séries
Quadrinhos e Scans

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br