sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Três - Quadrinhos e Scans


Nos anos 90, a saga da Fênix nos X-Men venderia milhões de edições, e meio que confirmaria os Quadrinhos não só como uma forma de literatura, como também uma máquina de fazer dinheiro.
Mas os anos 90 fizeram muitos de seus leitores abandonarem as revistas pela baixa qualidade das histórias e pelo teor muito apelativo. Os anos 2000 se iniciaram como uma grande busca desses leitores, e uma grande busca da qualidade, grandes mudanças foram feitas. Tudo para vender muito não? Mas nós tínhamos a internet, nós tínhamos os SCANS!

Os SCANS são nada mais que Quadrinhos passados para formato digital, porém, sem nenhuma autorização das editoras, o que seria uma forma clara de Pirataria. Muitos dos desistentes dos anos 90 voltaram, porém, com os Scans, muitos não compram mais as revistas, e causam um grande rombo no mercado.

Download Justificável...apesar de um crime, nem todos os download de scans são totalmente "errados", teorícamente o mercado devería oferecer o máxima de conforto para que você possa consumir seus produtos, o que muitas vezes não acontece. No caso das revistas que não chegam em muitos lugares, ou sagas que simplesmente não são públicadas no Brasil, nesses casos, não poderíamos culpar aquele que baixa o quadrinho em formato digital, já que para obter a versão legal ele tería que fazer um grande sacrifício(sendo comprando importado ou o nacional pela internet). Ou existem aqueles que fazem download simultâneo aos EUA, e compram a versão nacional, ao meu ver, não seria algo ruim, pois estaría pagando pelo produto de um jeito ou de outro.

Download Injustificável...muitos falarão de economia, mas não é a mesma desculpa daqueles que compram DVD pirata? Não é a mesma desculpa daqueles que baixam mp3 ilegal da internet? Não é a mesma desculpa daquele que rouba um celular de uma loja? Portanto, desculpas como essas não justificam o download dos quadrinhos em forma digital.

Soluções...é exatamente o mesmo caso da música e do cinema, as empresas simplesmente foram ultrapassadas pela tecnologia, acreditando que tal coisa nunca substituiría os seus produtos, claro, estavam errados. Uma das soluções a Marvel já começa a experimentar, quadrinhos em formato digital já podem ser acessados em seu site, e ainda com uma mensalidade, você poderá acessar uma biblioteca com praticamente todos os quadrinhos da história da Marvel, além de quadrinhos sendo produzidos exclusivamente para celulares.
Essa é a solução mais simples, lidar com a tecnologia como um novo meio de fazer comércio, sendo por marketing nos formatos digitais, até vendas de tais pela internet.

Apesar de tudo, na minha opinião, nada substitui o velho e bom papel.

Veja a "Globalização vs. Produtos" completa:
Globalização vs. Produtos - Parte Um - Música
Globalização vs. Produtos - Parte Dois - Filmes e Séries
Globalização vs. Produtos - Parte Três - Quadrinhos e Scans

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Já disse pessoalmente, mas vale deixar o comentário. Ficou excelente a rodfada de atérias sobre esse assunto, o quel é extremamente complexo.

Parabens!!!

BlogBlogs.Com.Br