sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Três - Quadrinhos e Scans


Nos anos 90, a saga da Fênix nos X-Men venderia milhões de edições, e meio que confirmaria os Quadrinhos não só como uma forma de literatura, como também uma máquina de fazer dinheiro.
Mas os anos 90 fizeram muitos de seus leitores abandonarem as revistas pela baixa qualidade das histórias e pelo teor muito apelativo. Os anos 2000 se iniciaram como uma grande busca desses leitores, e uma grande busca da qualidade, grandes mudanças foram feitas. Tudo para vender muito não? Mas nós tínhamos a internet, nós tínhamos os SCANS!

Os SCANS são nada mais que Quadrinhos passados para formato digital, porém, sem nenhuma autorização das editoras, o que seria uma forma clara de Pirataria. Muitos dos desistentes dos anos 90 voltaram, porém, com os Scans, muitos não compram mais as revistas, e causam um grande rombo no mercado.

Download Justificável...apesar de um crime, nem todos os download de scans são totalmente "errados", teorícamente o mercado devería oferecer o máxima de conforto para que você possa consumir seus produtos, o que muitas vezes não acontece. No caso das revistas que não chegam em muitos lugares, ou sagas que simplesmente não são públicadas no Brasil, nesses casos, não poderíamos culpar aquele que baixa o quadrinho em formato digital, já que para obter a versão legal ele tería que fazer um grande sacrifício(sendo comprando importado ou o nacional pela internet). Ou existem aqueles que fazem download simultâneo aos EUA, e compram a versão nacional, ao meu ver, não seria algo ruim, pois estaría pagando pelo produto de um jeito ou de outro.

Download Injustificável...muitos falarão de economia, mas não é a mesma desculpa daqueles que compram DVD pirata? Não é a mesma desculpa daqueles que baixam mp3 ilegal da internet? Não é a mesma desculpa daquele que rouba um celular de uma loja? Portanto, desculpas como essas não justificam o download dos quadrinhos em forma digital.

Soluções...é exatamente o mesmo caso da música e do cinema, as empresas simplesmente foram ultrapassadas pela tecnologia, acreditando que tal coisa nunca substituiría os seus produtos, claro, estavam errados. Uma das soluções a Marvel já começa a experimentar, quadrinhos em formato digital já podem ser acessados em seu site, e ainda com uma mensalidade, você poderá acessar uma biblioteca com praticamente todos os quadrinhos da história da Marvel, além de quadrinhos sendo produzidos exclusivamente para celulares.
Essa é a solução mais simples, lidar com a tecnologia como um novo meio de fazer comércio, sendo por marketing nos formatos digitais, até vendas de tais pela internet.

Apesar de tudo, na minha opinião, nada substitui o velho e bom papel.

Veja a "Globalização vs. Produtos" completa:
Globalização vs. Produtos - Parte Um - Música
Globalização vs. Produtos - Parte Dois - Filmes e Séries
Globalização vs. Produtos - Parte Três - Quadrinhos e Scans

Continue lendo >>

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

10 Anos de Friends

Friends é, ainda hoje, um dos programas mais assistidos da Televisão norte-americana. Lançada em 22 de Setembro de 1994 a série tinha um roteiro simples e promissor: Mostrar a vida de Seis jovens amigos prestes à entrar na vida adulta.

Devido à isso, muitos se identificaram com Friends, fazendo do seriado, um dos mais famosos e mais longevos da história da televisão. Friends se tornou um grande sucesso desde a sua música tema "I'll Be There For You" (Da Banda The Rembrandts) quanto à suas piadas recorrentes.


Por muitos momentos também, Friends serviu como critica à certas coisas da vida, como por exemplo, a engrassadissima cena do embarque da Lua-de-Mel de Chandler e Monica (que, infelizmente, teve de ser re-gravada devido aos atentados de 11 de Setembro.) que mostrava o quão neuróticos eram os seguranças de aero-portos.

Os primeiros episódios não estouraram em termos de audiência, e nem foram alvo das melhores criticas, mas logo ao fim da primeira temporada, Friends já ganhava fãs.

A receita para que a amizade durasse 10 longos anos, segundo os diretores e os atores, foi o simples acordo de estarem sempre juntos no que relacionado à série. A união dos seis foi tão forte que, através de negociações, na oitava temporada, o sexteto conseguiu um salário que variava de Um Milhão de Dólares, para Um Milhão e Quinhentos Dólares, para cada um por episódio. Somando quase Quarenta Milhões de Dólares por Temporada durante as ultimas três temporadas. Outro exemplo dessa união foi aceitar premios somente os que haviam sido indicados com todos inclusos, chegando à que Matthew Perry (Chandler Bing na série) pediu para que retirassem seu nome da lista de indicados à "Melhor Ator de Comédia" do Emmy.

Friends sempre abusou em termos de participações especiais, sempre levando grandes atores para a tela de tv, atores como Hugh Laurie, Bruce Willis, Jean Claude Van Damme, Paul Rudd e outros, muitos outros.

Entre 2000 e 2003, é a época de maior audiência de Friends na televisão americana. O ultimo episódio da série foi considerado um dos maiores momentos da Tv americana.

- As Mudanças na Vida.

Friends durou 10 anos, e 10 anos é muita coisa, e muita coisa muda durante esse tempo.
No começo da série cada um tinha lá seus 20 anos, e terminaram com 30 e poucos. A série mostrou a evolução de simples jovens desastrados à adultos com objetivos em mente.

Friends é diferente porque, até então, poucas séries mostravam esse ponto conturbado e instável da vida social, que é a fase de maiores tranformações. Desde problemas amorosos à não trabalhar em algo que goste, ou então vicios.

Um dos grandes sinais dessa grande mudança foi que, no final da série, em alguns episódios havia aquele espirito mais familiar, se tornaram uma familia, havia uma vida pronta para eles viverem, alguns ja tinham filhos, outros tinham a vida no trabalho estável e outros já estavam casados e com uma familia completa à caminho, mostrando assim que havia passado aquela fase de transformações de adolescente para adulto, e estavam prontos para uma vida no mundo lá fora.

- O Fim.


Um dos grandes motivos que levou ao fim da série foi o grande sucesso, Jennifer Aniston (Rachel Green), Courtney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller) e os produtores Marta Kauffman, David Crane e Kevin S. Bright temiam que a série, desandasse devido à grande exposição do sexteto, sempre estampando capas de revistas e outras coisas. Decidiram rumar à um final com Chave de Ouro ao invés de acabar no cancelamento. Apesar disso, a decisão foi tomada no meio da décima temporada, causando uma correria e desordem para que esta fosse a última, deixando a temporada um pouco confusa, mas ainda assim, com uma boa qualidade.

- Spin-Off.

Depois do fim da série, os atores rumaram outro caminhos como o teatro, ou se tornaram produtores, porém Matt LeBlanc continuou seu papel em um Spin-Off chamado Joey, onde este se mudava para Hollywood para tentar sua carreira de ator. O Spin-Off chegou ao fim depois de dois anos, em sua segunda temporada.

Continue lendo >>

O Dia do Livro e a Internet



“Um país se faz de homens e livros”
-Monteiro Lobato

Dia 29 de Outubro é comemorado o Dia nacional do livro. Há 200 anos, em 1808, D. João VI inaugurou a imprensa no Brasil e dois anos depois, dia 29 de Outubro de 1810, a Real Biblioteca de Portugal foi transferida para o Rio de Janeiro e 29/10 ficou sendo sua data de fundação.

Hoje, a Biblioteca Nacional tem em seu acervo mais de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. Neste dia, além de ler um bom livro, obviamente, podemos abrir uma discussão:

Na era moderna, onde a internet se mostra cada vez mais presente em absolutamente todos os ramos da indústria do entretenimento, qual o papel dos livros hoje em dia?
Muitos dizem que os “e-books”, como são conhecidos os livros digitais, vão aos poucos substituir os livros impressos, outros dizem que tanto livros digitais, quanto impressos, conviveram em harmonia.

É inegável, no nosso tempo, em que sustentabilidade se tornou um tema tão corriqueiro, que os livros digitais possibilitam a leitura através da tela do computador, evitando assim o desmatamento de árvores para fabricação de papel, porém quem diga que nada substitui o prazer de segurar um livro nas mãos.

Creio que não a problemas na convivência das duas formas, a internet possibilitou incríveis avanços na literatura, podemos ler gratuitamente, grandes obras de domino público, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis, por exemplo, por outro lado, existem obras (como o próprio “Dom Casmurro”) que merecem estar na estante de qualquer leitor que se preze, o livro impresso possibilita a leitura em qualquer ambiente, sem precisar do auxilio de um computador.

Devemos concluir que não existe uma “rivalidade” entre os dois tipos de livros, e sim, uma convivência saudável, onde quem ganha é o leitor.
Neste dia, além de uma boa leitura vale uma visita:

- Câmara Brasileira do livro

- E-Book Cult

- Um texto sobre o novo acordo ortográfico!

Continue lendo >>

terça-feira, 28 de outubro de 2008

AC/DC e o EXCEL




Cada vez mais fica comprovada a eficiência do marketing e comercio digital. A Industria da música não podia ficar atrás.

Uma das bandas pioneiras nesse ramo foi o Radiohead. que além de lançar músicas grátis na rede, ainda vendeu CD ao preço que o consumidor escolhesse.

Para divulgar o lançamento de seu novo CD, 'Black Ice", o AC/DC acaba de lançar o primeiro videoclip do mundo para ser asistido em EXCEL.(baixe aqui!)

A Primeira vista pode não parecer algo muito revolucionário, porém uma banda com a fama e a história do AC/DC, "aderir" a esta nova onda de marketing na rede é, no minimo, um sinal verde para a música se restabelecer, depois dos problemas enfrentados com o surgimento do mp3 e derivados.

O futuro está na rede. Aproveitemos então!

Fonte: Sedentário e Hiperativo!

Continue lendo >>

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Dimensão Dc: Lanterna Verde#2(Guerra dos Anéis)


Anteriormente

Nesse edição acompanhamos duas histórias basicamente paralelas, a batalha de Qward, entre a tropa sinestro e parallax e um grupo de lanterna verdes(incluindo Hall Jordan), e também acompanhamos a batalha pela defesa de Mogo, o planeta lanterna verde.

Nessa edição o foco naturalmente é na batalha e adrenalina, a intensidade da revista chega ao extrema, que provavelmente o fará acabar de ler toda a revista em poucas horas, pois o ritmo é incansável e muito tenso.

Na edição anterior tínhamos um desenvolvimento mais homeopático, nessa temos uma edição corrida, com decisões sendo tomadas mais rápidas. Falando em decisões, essa é a grande surpresa da edição, as decisões e conseqüências de tais, tanto pelos lanternas verdes, quanto principalmente pelos guardiões da tropa dos lanternas.

Na arte, temos Ivan Reis se superando, sua noção de batalhas chega a ser invejável, dando movimentos quase que reais a cada página.

Excelente Revista...a saga continua excelente!

Continue lendo >>

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Dois - Filmes e Séries






Aparentemente, a mídia do cinema não tem muito a que reclamar sobre a Globalização, pois antigamente, havia muita dificuldade de distribuição e locação de filmes em vários países, fazendo com que por exemplo, os filmes demorassem meses para chegar em países com menos estrutura, fazendo assim com que a própria indústria perdesse muitos prováveis milhões com Bilheteria.

Com a chegada do DVD, a princípio também haveria um grande ganho para a indústria, afinal, o DVD era menor, o DVD era mais prático, o DVD poderia ter extras, que a princípio estimulariam a compra de tal produto, e no começo, até que foi verdade, até porque nessa época as locadoras prosperaram.

Porém a partir daí assim como aconteceu com a música novas tecnologias apareceram, e a primeira a afetar os DVDs foi a pirataria, que no começo parecia uma pequena ameaça, afinal, as pessoas iam a locadora, pagavam, e assistiam o filme, devolviam, e todos saíam felizes. Porém essa novo crime(podemos chamar assim, certo?) começou a crescer cada vez mais, e os DVDs piratas de R$20,00; foram pra R$10,00; foram pra R$5,00; a partir daí, não haveria mais competição, e sim um massacre descomunal da pirataria contra a indústria cinematográfica, as locadoras faliam, as pessoas compravam mais e mais DVDs piratas.

Além de com a chegada da internet, e principalmente de internet banda larga, os filmes com excelente qualidade pode ser baixado com apenas algumas horas, fazendo programas como torrent e emule, bem famosos.

Apesar da indústria do DVD estar aparentemente sujeita a quebra, o cinema pouco foi afetado diretamente por isso, mas aí, novamente, novas tecnologias, câmeras digitais, esse tipo de crime é bem mais recentes, filmes gravados na própria sala de cinema, legendados, com menus bons, e ainda cada vez mais a questão qualidade é pulada, pois cada vez mais as câmeras melhoram sua resolução, acarretando numa menor ida ao cinema das pessoas.

Fato famoso...foi do filme brasileiro "TROPA DE ELITE", que meses antes de seu lançamento no cinema, acabou vazando para essa indústria pirata, e foi assistido antes de sair nas telonas por mais de 15 milhões de brasileiros, sendo que no cinema, o filme foi assistido por pouco mais que 1 milhão de brasileiros.

Medidas...poderíamos fazer uma Bíblia aqui se fossemos falar de moralidade e educação, que faria a venda de piratas diminuir, mas afinal, esse seria um dever dos nossos governos. Apesar de difícil, alguns estúdios vêm investindo em brindes para DVDs originais, como no caso de "Uma Verdade Inconveniente", que a cada DVD original vendido, uma árvore seria plantada, e também no caso de Homem de Ferro, que no DVD original vêm com uma senha que permite o cliente participar de uma promoção do Audi.
Medidas erradas...uma das medidas mais burras da indústria do cinema foi colocar vinhetas sobre pirataria nos DVDs, que é obrigatório, já que a maioria das pessoas que compram pirata ignoram a mensagem, e pior ainda, algumas vinhetas são bem chatas de se ver, e a pessoa que compra original? Ela é punida porque alguns compram pirata.
O que poderia ser feito...hoje no Brasil o único jeito é a diminuição dessa carga tributária cruel, porém as iniciativas de grande brindes nos DVDs originais é muito plausível. Além de que, é comprovado, que a pessoa que compra DVDs piratas frequentemente, não assiste mais de uma vez 90% de seus DVDs, ou seja, se ele pagasse o mesmo, alugasse na locadora, veria a mesma quantidade, e não cometeria nenhum crime...pense nisso!

- Séries: Vou falar rapidamente do problema das séries hoje em dia. Os próprios produtores já declararam que não acham ruim o download de séries para uso doméstico, e que isso não os incomoda. O site TV by Numbers, trouxe uma pesquisa, que mostra que a série 'Heroes' é a mais baixada na internet. O engraçado, que as séries de TV aberta nos EUA, recebem dinheiro com publicidade, ou seja, óbvio, mais audiência, mais dinheiro, na lista de 10 séries mais baixadas, temos Heroes, Smallville e Supernatural, e todas as 3 proporcionalmente as suas emissoras tem audiência média, Heroes por exemplo, perdeu muita audiência. A questão é, porque as empresas não usam a internet? Porque não disponibilizam os episódios para download em seus próprios sites, e junto com outras emissoras,a té lengendam ele, e com isso, colocando publicidade nos locais de download, e até em pequenos trechos do episódio, com isso, pelo menos, uma boa parte baixaria do jeito certo, e todos saíriam ganhando. Hoje o público denominado 'geek' são consumidores totalmente em potêncial que estão plugados o tempo inteiro na internet, e os mesmos são a maioria da audiência de Heroes e Lost, por exemplo.
Quem deve pensar agora é as emissoras!

...pense nisso!

Continue lendo >>

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lost in Five

Saiu!Saiu! O Trailer da 5ª Temporada da melhor série nerd dessa década! Lost! Lost!

Assistam:





Desculpem a empolgação, mas depois de uma impressionante Quarta Temporada, não era pra menos, apesar do trailer não ter grandes spoilers, ou muitas emoções, mas mostra um pouco de como será o ritmo da quinta temporada, e tomara que tudo isso aconteça em poucos episódios, nada de enrolação!

Continue lendo >>

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Web of Shadows:Heróis e Vilões

Hoje chega nas lojas norte-americanas o mais novo jogo do Homem-Aranha, Web of Shadows.Enquanto não chega em terras tupiniquins, só nos resta assistir os novos trailers.E se você achava que esse game só iria afetar a vida do Cabeça-de-Teia, está redondamente enganado.Além da SHIELD, Rei do Crime e Vingadores, outros heróis e vilões se meteram nessa "guerra".Confira abaixo:















Pelos vídeos, se tem uma idéia do que aconteceu.Enquanto alguns voltam a cidade para lutar contra os invasores, outros aproveitam o caos para alcançar seus objetivos.Um roteiro de dar inveja a qualquer escritor de histórias em quadrinhos

Sobre a SHIELD, parece que ela terá papel ativo no game, representando o governo nesse conflito.Logo abaixo, você confere algum dos planos e "parcerias" que a organização fará para interromper essa invasão:






Para finalizar, o jogo ainda contará com a participação da Gata Negra!Quem a dublará será a mesma que lhe emprestou a voz em Spectacular Spiderman, Tricia Helfer.



Com vários personagens do Universo Marvel, uma história fodaraça, uma liberdade nunca vista em games e um clima de fim do mundo, Spiderman:Web of Shadows chega as lojas prometendo ser um dos melhores games já feitos do Aranha.

Continue lendo >>

Watchmen:Sonho de consumo


Em março de 2009, será lançado nos cinemas o filme "Watchmen", uma das grandes promessas para o ano que vem.Mas, para o delírio dos fãs, na mesma data, a Panini irá publicar e edição definitiva de Watchmen!!!

Como na edição definitiva de Batman - Cavaleiro das trevas, a versão brasileira de Absolute Watchmen terá capa dura, papel nobre, várias páginas de extras e as 12 edições da minissérie original.O material adicional da edição original inclui 48 páginas com artes conceituais de David Gibbons, amostras do roteiro de Alan Moore, a proposta original do criador, layouts da capas e muito mais. No total, a edição dos EUA tem 464 páginas indispensáveis em qualquer coleção...


Para aqueles que estão em dúvida se o material é de qualidade mesmo, nos Estados Unidos o Absolute Watchmen está esgotada no pouco tempo que passou nas prateleiras, e olha que a DC já está reimprimindo outra tiragem de 1 milhão de edições para encher um pouco mais os bolsos...

Bom, seu eu fosse você, já ia separando as moedinhas para guardar no cofre...

Continue lendo >>

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Watchmen para a maioria - Não Watchmen para os fãs!


Na verdade, há até uma obviedade nessa notícia, é claro que a Warner vêm planejando Watchmen como um dos seus maiores filmes de 2009, e para isso, basta saber como primeiramente agradar a maioria que nem sabe que raio é isso de Watchmen, e depois se sobrar um dinheirinho, eles agradam aos fãs.

Não chega a ser uma cituação errada, já que a Warner vêm feito várias exibições testes, e visando principalmente o público mais 'alienado' do cinema, e ao que parece, todos saem das salas empolgados e roendo as unhas. Já os fãs da Graphic Novel aos poucos conseguem também assistir o filme, e apesar de comentários bons, o que mais desagrada no ambiente imposto é o final, que desvirtua a Graphic Novel de Alan Moore.

Para quem ainda não leu a revista, não direi o final, mas pode se dizer que não é um final que todos saem de mãos dadas sorrindo e colhendo maçãs no bosque, e sim algo bem alá Alan Moore, e claro, o público geral do cinema não está muito preparado para a mente de Alan Moore(hehe), e por isso claro, que será dissolvido em água esse final, para que todos possam assistir.

O que eu acho? Na verdade, a realidade perfeita e puritana, seria que os estúdios se preocupassem mais com os fãs, que estão, a sei lá, 20 anos esperando esse filmes, do que se preocupar com o público em geral. Porém sempre há o dinheiro envolvido, e com isso, há de ser feitas adaptações. No fundo, estou sentindo que acontecerá como em "V de Vingança", um excelente filme, mas desvirtuando um pouco a obra original. O que devemos fazer é ir ao cinema mais para ver uma obra com a essencia em uma HQ, do que naturalmente ir ao cinema esperando ver uma HQ animada.

Continue lendo >>

domingo, 19 de outubro de 2008

O Doutor Receita!

Depois de 3 semanas de hiato desta coluna, devo dizer que foi por um bom motivo, a mesma estava passado por reformas:
1- Tentarei manter ela semanal, como antes, mas quando estiver sem "dicas" ou comentários, evitarei posts inúteis.
2- Não será uma coluna apenas de dicas, como antes, além das dicas, também será de opinião, em sua maioria sobre cultura POP, mas nem sempre. Uma visão pessoal sobre os acontecimentos em geral.

Vamos ao que interessa:








HQ: Creio que o lançamento mais esperado deste fim de ano foi "A Guerra dos Anéis", já comentada aqui no Radioativo, clique aqui e veja o quanto a série promete!

Música: A rádio KISS FM, de São Paulo está promovendo o lançamento do CD: "The Best of Unplugedd", com diversas músicas dos clássicos do Rock em versão acústica, vale a pena conferir!

Video: Um curta metragem, muito bem feito de nome "Argumento Final" está no ar no YouTube, os links pra quem quiser conferir:

Parte 1
Parte 2


-Está semana diversos blogs, participaram de um post conjunto, por uma boa causa: O "O Blog action Day" uniu diversos blogs para publicarem posts sobre a pobreza. Uma atitude louvável, o Radioativo chegou atrasado mais é possível ver postagens sobre o tema em diversos blogs.



Até semana que vem!

PS: Em breve pretendo inaugurar a seção "Crônicas Radioativas", com contos e crônicas sobre temas diversos. Aguarde!

Continue lendo >>

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Um - Música



"Era uma vez que o único jeito de ouvir aquele lançamento de Single era ficar grudado no Rádio... Era uma vez que o único jeito de ouvir o novo trabalho de uma banda era comprar vinil/cd... Era uma vez que o único jeito de ver aquele clip era ficar conectado a MTV... Era uma vez...que o mundo não era Globalizado...e não havia internet..."

Na virada do século, trouxe talvez a nossa maior mudança, nós estávamos interligados, agora nós sabíamos das notícias no mesmo segundo que aconteciam, nós conferíamos coisas que nem mesmo eram lançadas...nós estávamos "on line".
Uma das grandes mídias que sofreram demais com isso, foi a da música, acostumada á vender dezenas de milhões de discos, a terem faturamentos brilhantes...tudo havia ido embora. Primeiro foi os Cds piratas, que acabaram principalmente com o comércio de álbuns internacional, e de artistas de menos expressão, tornando-se uma grande bolha. Por um certo tempo a indústria da música conseguiu driblar esses problemas, e mesmo com vendas reduzidas, conseguiam vender, afinal, por bem ou por mal, você teria que pagar pelo seu Cd pirata.

Mas aí veio a internet, veio a internet banda-larga, veio o e-mule, veio os disversos sites de download...e principalmente veio aquele pequenino e famoso arquivo ".mp3".
A luta não era mais contra as cópias que eram vendidas nas ruas, e sim com as cópias que são baixados em milhares, por todo mundo, por todo momento.
O mercado quebrou, lojas fecharam, afinal, agora um clique, 20 minutos, e voilá, você estava com o novo álbum de sua banda preferida!
Era uma luta cruel, desigual, sem precedentes. Produtoras multimilionárias como a EMI chegaram a beira de falir e por isso, mais dificuldades no surgimento de novas bandas.

O primeiro passo...As produtoras junto com a Apple, lançaram o iTune, você poderia comprar aquele mesmo vilãozinho ".mp3", e transformá-lo num bom aliado, porém, o que fariam as pessoas deixarem de baixar de graça no site ao lado, e pagar uns trocados por uma música? Bem simples, a honestidade da pessoa, e sinceramente, quando na história pudemos contar com a honestidade das pessoas? Essa é a questão...

Um pouco lento demais...mesmo que se diga mil e uma coisas sobre os ".mp3", e sobre as pessoas que utilizam, não seria injusto, as produtoras e gravadoras ficaram muito tempo se apoaiando nos Cds, e não estavam preparadas para isso...o que elas estão fazendo para combater isso? Colocando os mesmos arquivos da mesma qualidade com preços altos, para esterarem que você opte por comprar, e não baixar de graça? Ou talvez aumentando cada vez mais o preço dos queridos cdzinhos?

Uma questão complicada...todos estão queimando a cuca para conseguir algo viável para fazer hoje, e iTunes talvez não seja uma delas, ou talvez sim. Há um projeto da venda de pequenos pen-drivers com as músicas, substituindo os cds...mas ainda voltando a questão do "de graça na internet"

Concluindo...Baixar mp3 é errado? Sim, mas todos baixamos! É impossível simplesmente comprar tudo que queremos ouvir, e não há nenhum incentivo para isso, nem mesmo aumentar a qualidade dos cds, colocar mais extras, promoções, motivar o consumidor. Essa semana por exemplo paguei R$70,00 em dois Cds do U2, sendo que um era de 1991 e outro de 2000, provando que o incentivo a compra ainda é baixo...porém, a questão é tão complicada, que provavelmente geraria várias opiniões, porém todas deveriam chegar ao mesmo objetivo, salvar a música!

Próximas partes:
Filmes e Séries
Quadrinhos e Scans

Continue lendo >>

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mais Piratas...Menos Qualidade?


Em 2003, saía o primeiro filme Piratas do Caribe, um filme de imaginação, ação aventura, comédia, um bom divertimento para uma sexta a noite. O grande problema dos dias de hoje, é que se algo dá frutos, os estúdios vão cortar até a raiz para achar mais frutos, mesmo que isso signifique uma perda de qualidade.

O que era um filme fechado, de começo, meio e fim. Se transformou numa saga mais abrangente com seu segundo filme "Piratas do Caribe: O Baú da Morte", fazendo o filme ficar maior e um tanto que exagerado, comparando com as propostas do primeiro, e ainda formando uma triologia. Piratas 2 fez um sucesso enorme, e o que era bom, agora é regular, ainda tinham a ganância do estúdio por trás.

O terceiro filme, "Piratas do Caribe: No fim do mundo", foi esperado por multidões, e mais uma vez quis fazer algo além de suas pernas, o filme é muito longo, querendo repetir o feito de Senhor dos Anéis, e mais uma vez cansativo e muito além das pernas da trama. O que era bom, continuou regular, e até ruim. Mas como em toda história, o que dá lucro, é bom(vide Homem-Aranha 3)

Agora a notícia que saí é de um novo Piratas, com rumores de um cachê multimilionário de 50 milhões para Johnny Depp, roteiristas escondendo, e coisas que levam a realmente pensar que o filme irá acontecer.

A não ser que haja um reboot na saga...teremos mais uma prova da ganância dos estúdios, que não se importam com qualidade.

Continue lendo >>

sábado, 11 de outubro de 2008

Vingança:a fórmula do sucesso


Se você anda lendo as atuais histórias da Marvel e DC, já deve ter percebido que a vingança virou a "fórmula do sucesso" das editoras.Enquanto na Casa das Idéias, Hulk realiza sua brutal vingança com os Illuminatti, na DC, Adão Negro passa por cima de tudo e todos para achar os assassinos de sua família...Muita coincidência, né?Fora que, as duas editoras já usaram dessa temática muitas vezes antes.Só lembrar daqueles personagens que foram criados no conceito da "justiça com as próprias mãos", como Justiceiro, Batman e outros.Mas por que as duas maiores editoras dos quadrinhos usam tanto desse sentimento em suas histórias?

O real motivo não se sabe, mas dá pra se entender o porquê...

A vingança é um sentimento humano, falho, que aproxima os super-heróis dos homens comuns.Além do mais, a sociedade de hoje é tomada por uma mistura de medo e vingança, afinal, hoje em dia, há um atentado terrorista por semana e aviões colidem com prédios.Quando um anti-herói sai espancando bandidos por aí, ele meio que "lava sua alma".Ou vai dizer que quando vê o Justiceiro decepando as cabeças de uma gangue de estupradores você não fica entusiasmado?


Outro atrativo que a vingança oferece aos fãs é que, sagas movidas por esse sentimento são sinônimos de mudança.Um homem movido pela vingança é capaz de tudo.Tenhamos como exemplo as atuais sagas da Marvel e DC...Em Hulk Contra o Mundo, Hulk foi capaz de destruir meia Nova York e escravizar os maiores heróis da Terra apenas para fazer os Illuminatti passarem pelo que ele passou em Sakkar.Adão Negro massacrou a maioria da população de um país apenas para vingar a morte de sua amada!Histórias que trazem mudanças bruscas e coerentes ao mesmo tempo.


Respondendo a pergunta do começo, as editoras usam desse sentimento porque eles sabem que os fãs querem isso.Que as pessoas de hoje querem ver seus heróis vingando as injustiças da atual sociedade, realizando banhos de sangue.Sentimentos humanos que podem até envergonhar, mas são uma realidade.

Continue lendo >>

Dimensão Dc: Lanterna Verde#1(Guerra dos Anéis)


A DC vem passando por uma crise em vários sentidos, as vendas caiem lá fora, e aqui não foi diferente. Porém a DC dá sua grande respirada com a saga dos Lanternas Verde, e inteligentemente a Panini fez com que a saga "Guerra dos Anéis" fique em uma só revista.

Vamos a um breve Review.

A saga começa com um ritmo eletrizante, mesmo em seu prólogo, questões entre o "Medo"(Parallax) e a "Força de Vontade"(Íon), que caracteriza cada um dos lados dessa guerra(Tropa de Sinestro e a Tropa de lanternas verdes).
A Narrativa é muito bem trabalhada, e diferente da maioria das grandes sagas, não há coisas sendo atropeladas, não há vontade de acabar rápido com a história, e nem muito menos de enrolar. As coisas acontecem num ritmo eletrizante e muito bem calculado.
Uma das estratégias mais tomadas hoje em dia é tentar fazer algo "épico", de proporções catastróficas, mas por causa do enrolamento com tie-ins e cronologias, as últimas grandes sagas apesar de terem um enredo "épico", não passam a sensação de caos e de descontrole, fazendo com que as decisões não sejam tão esperadas. Mas "Guerra dos Anéis" é diferente, justamente pelo fato de ser comandada por um único escritor, ela traz uma sensação se caos, de emoção, de total fascinação pelas situações.
Um outro destaque é a revitalização meio que perdida daquele pequena crônica contada por Alan Moore, quando Abin Sur vai no planeta das lágrimas, e acaba conseguindo várias previsões, que ao que parece estão sendo concluídas nessa super-saga.

Uma saga que pode tirar um pedaço da lua, ou pode ser um fracasso. Dependerá das próximas edições.
Mas com certeza é um dos melhores começos de sagas que eu já li!

Continue lendo >>

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

5 é melhor que 1

Como já vimos aqui no Radioativo, o ano tem sido magnífico para a música, e vim fazer esse post para fazer uma rápida crítica de 5 dos principais álbuns desse ano, e vamos a "maratona":

Með Suð í Eyrum Við Spilum Endalaust - Sigur Rós

O álbum apresenta uma magnífica melodia, e a novidade é a "alegria" imposta pela pouco conhecida banda Sigur Rós, além de músicas incríveis como Ára Bátur e All Alright. O álbum é um dos melhores do ano, o único defeito é a inércia de uma ou outra música por muito tempo, como festival.

Nota: 9,0

Forth - The Verve

Primeiro álbum de inéditas desde 1997, o The Verve volta com sua formação, lançando um álbum consistente, com melodias bem colocadas, e com uma mixagem excelente, destaque para Numbness. O lado negativo é a duração exagerada das músicas, e uso excessivo de refrão, que prejudica todo o álbum.

Nota: 8,2


Dig Out Your Soul - Oasis

Depois d eum tempo em "crise", o Oasis volta com tudo, com seu novo álbum, o Oasis consegue sintetizar uma quase perfeita hamornia entre o Rock e o Britpop. Algumas faixas são quase geniais, o álbum peca na irregularidade, até a 5ª faixa, você declama que aquele é o melhor álbum do ano, porém apartir dali, o álbum se torna inconsistente e imaturo.

Nota: 7,8

Perfect Symmetry - Keane

O Keane volta diferente, agora com guitarra, e um som muito parecido com o U2, as vezes parecido demais. Mas a banda peca na falta de particularidades nas músicas, tornando muitas "iguais". Porém o álbum se torna bom em alguns momentos, tendo aspectos bem particulares do britpop, com influências no Coldplay e Radiohead.

Nota: 7,2

Ode to J.Smith - Travis

Travis lança seu melhor álbum da carreira, com tons de rock, e coros de estádio, solos de guitarra, etc. Porém o Travis ainda peca em fazer suas músicas para as multidões, ou seja com refrões melosos, e um álbum muito curto, com músicas repetitivas, que chegam a enjoar na segunda ouvida.

Nota: 7,6

Continue lendo >>

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O HOBBIT - O(s) FILME(s)




Quando um dos filhos de Tolkien não conseguia dormir, algo foi feito, para confortar seu filho, Tolkien escreveu um conto chamar "O Hobbit", aí nascia uma das maiores histórias de nosso tempo, e com "O Senhor dos Anéis", deixou Tolkien famoso por sua criatividade, e recentemente sua triologia do Anel rendeu bilhões nas bilheterias.
Então é claro que adaptariam mais, e a "vítima" mais evidente seria o "O HOBBIT", o diretor Peter Jackson(que dirigiu a triologia do anel) não seria o diretor, e sim um produtor, deixando seu fardo para Guilerme Del Toro(Hellboy 1 e 2), segundo notícias o livro seria dividido em 2 filmes(para ganhar mais dinheiro claro.)


Pra quem não sabe do que se trata o livro, aí vai uma sinopse do livro:
" A estória narra o longo e perigoso trajeto de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (tio de Frodo, um dos principais protagonista do clássico O Senhor dos Anéis). Tal viagem está repleta de aventuras das quais ele desgota até a Montanha Solitária em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug anos atrás. Tudo começa num dia inesperado em que Bilbo recebe a visita de Gandalf com 13 anões, entre eles Thorin Escudo-de-Carvalho, de cuja família foi roubado o tesouro. Alguns dos feitos narrados em O Hobbit influirão nos acontecimentos posteriores de O Senhor dos Anéis). O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração."


Mas ao que parece , os dois filmes não serão totalmente adaptados, já que o personagem Aragorn aparecerá nos filmes, será feito uma espécie de ligação direto com a triologia do anel, inventarão e acrescentarão a história original do Hobbit.


O que eu acho disso tudo? Eu li o livro O HOBBIT, se estão esperando algo parecido com "O SENHOR DOS ANÉIS", se decepcionarão, o livro tem teor bem mais infantil, engraçado as vezes, a historinha em si é meio boba, acho impossível colocarem só aquilo do livro em 4 horas(juntando os dois filmes) sem deixar as pessoas dormirem no cinema. Ou seja, é bem provavel que acrescentarão guerras, lutas, sensacionalismo...tudo pra vender, se ficará bom? Acho que sim, não acho ruim mexerem com o mundo do Tolkien, o respeitando, tudo bem.

Continue lendo >>

domingo, 5 de outubro de 2008

Imaginação é Poder!




Com certeza, Alan Moore nasceu para escrever Histórias em Quadrinhos. Poucas HQs podem alcançar o patamar de obra de arte, porém praticamente todas escritas pelo Mago Britânico chegam a este nível.

Ele concebeu “Watchmen”, a HQ que é considerada por muitos como a melhor história de Super-Heróis, Homenageou o Superman, o primeiro dos super-heróis e também toda sua mitologia e história com “Supremo”, fez uma bela homenagem aos pulps e a toda cultura pop dos anos 20/30 com “Tom Strong”, escreveu “Do Inferno”, considerado por estudiosos, o melhor documento histórico sobre “Jack, O Estripador”, elevou a pornografia ao patamar de arte em “Lost Girls”. Em todas estas obras, ele contou com a ajuda de artistas incríveis, colaboraram de forma a deixar ainda melhor o trabalho de Moore.

Depois de anos de estudo sobre Magia e culturas antigas, Moore nos entregou Promethea, publicado no Brasil recentemente pela Pixel Media. Uma história onde as homenagens se superam, homenagens novamente a História das HQs. O Boneco Pintado, nada mais é no que uma grande Homenagem ao Coringa, arquiinimigo e antagonista de Batman. Os pulps também são homenageados, a própria personagem principal, Promethea, surgiu também nos pulps, como deixa bem claro a incrível introdução do álbum da Pixel, o texto de introdução, inclusive, faz parte de toda a história, seria o leitor capaz de imaginar Promethea ao ponto dela existir?

Na história de Sophie Bangs, uma jovem estudante de uma Nova York futurista e deprimente, percebe a ligação que algumas pessoas no passado, tiveram com Promethea, desde seu “criador”, em um antigo livro de poesias, até a personagem dos quadrinhos de mesmo nome. No caminho de descobrir a ligação de Promethea e esses autores que nem mesmo se conheciam, ela acaba se tornando Promethea e descobrindo assim que Promethea é um ser de imaginação.

Óbvio dizer que muitos inimigos de Promethea, iram se aproveitar da inexperiência de Sophie, para derrota-lá, ledo engano, como bem disse Chapeuzinho Vermelho em um dos capítulos da história, “Não é tão fácil se livrar de idéias”.

Homenagens as HQs, as Fábulas, as culturas antigas. Ocultismo, misticismo, metalinguagem. Tudo se mistura nesta HQ, com a ajuda do excelente J.H. Williams III, Moore compõe mais uma de suas obras de arte. A arte de Williams aqui é levada a um patamar talvez nunca visto nas HQs. Ele desenha com maestria, Deuses, Demônios, pessoas normais, cenas de luta. Presenteia-nos com detalhes minúsculos, mas que embelezam a história de uma forma inacreditável.

Desde uma Nova York futurista até Imatéria, passando por Zonas da Segunda Guerra mundial paisagens da Antiga cidade de Alexandria.
Aqui devemos nos arriscar a entrar junto de Sophie na Terra de “Hy Brasil”, nos aprofundar com o Gorila Chorão em suas depressões (extremamente exageradas, porém reais), rir junto com Stacia. Aproveite a criatividade de Alan Moore, os enquadramentos e sombras de J. H. Williams III. Afinal, se Promethea não existisse, teríamos de inventá-la.


Promethea-Livro1, compila as edições de um a seis de Promethea, em formato reduzido, ao preço (salgado) de R$41,90. Promethea já foi publicado até a edição 12, na Pixel Magazine, revista mensal da Pixel Media.

Continue lendo >>

Da crise ao melhor ano?!

Dia 30 de Novembro de 2007, uma das maiores lojas de Cds, DanceTracks, fechou as portas. Logo após a banda Radiohead colocou o seu álbum "In Raibows" com download grátis na internet.
No mesmo 2007 que o mundo da música era tomado por hip hops e modinhas.
Era o fim? Depois de um brilhante anos 90, e um bom começo para os anos 2000.
"Ninguém mais comprava Cds, o MP3 iria substituir tudo, o Emo e o Hip Hop acabariam com a música".

Mas então que comece os anos 2008!

-O Radiohead lança a versão física do "In Raibows", e retorna a fazer excelentes álbuns com a mesma fórmula dos grandes sucessos "The Bends" e "Ok Computer".

-Coldplay lança o "Viva la Vida or Death and all his friends", álbum mais vendido do ano até agora, com o grande sucesso "Viva la Vida", que deixa a banda como a que mais vendeu álbuns nessa década.

-Metallica lança outro álbum depois de muito tempo, mesmo não gostando do estilo, não deixa de ser algo grande no ano.

- Um dos alicerces para a invasão da música inglesa na segunda metade da década passada, o The Verve, que tinham se separado no começo dessa década, retorna com um de seus melhores álbuns, "Forth".

- Uma das bandas que quase "dominaram" o mundo da música, mas estavam em baixa, o Oasis, voltou com "Dig out your soul, e que pode se dizer que é um dos melhores trabalhos da banda, que tem tudo para fazer seu retorno as paradas.

- Keane lança seu melhor álbum(na minha opinião), "Perfect Symmetry", marca a entrada da guitarra no grupo, mudando toda sua sonoridade, se aproximando mais de U2.

- Algumas outras bandas ainda lançarão esse ano, como the Killers, só esperar pra ver.

Talvez em quantidade com qualidade, tenha sido o melhor ano pra música desde o começo da década, um respiro de uma indústria que estava sendo morta por pequenos arquivos de mp3 e músicas com pornografia e eletronicas.

Continue lendo >>

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

WB decide falar!


Depois de zilhões de boatos sobre os filmes dos heróis DC, os executivos da Warner decidiram fazer um "controle de boatos" por meio do site IESB envolvendo 4 projetos da WB:Batman, Superman, Lanterna Verde e Liga da Justiça.

Sobre Batman, a fonte revelou ao site que não começou ainda a pré-produção do novo filme, desmentindo os boatos, e que Christopher Nolan acabou de chegar de suas férias e ainda não conversou com o estúdio.

Liga da Justiça, apesar de atores do filme estarem pedindo a volta do projeto, ele continua engavetado.

Com relação ao novo filme do Superman, a WB, sabendo de todo o interesse dos fãs encima, confirmou que nenhuma movimentação aconteceu até agora.

Sobre o filme do Lanterna Verde, o projeto está indo de vento em popa, com roteiro pronto e com altas chances de começar a ser filmado, só faltava o anúncio da Warner para espantar o medo de vez...


E, de acordo com a fonte do site IESB, a chances são realmente muito altas e que é provavel que o filme comece a ser rodado entre março/abril de 2009!

De qualquer maneira, o executivo encerrou a conversa dizendo que "a Warner Bros tem muitas franquias e planeja extrair o máximo delas a seguir".

Tomara!

Continue lendo >>

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Batman 3 dá seus primeiros "passos"


Depois do grande sucesso de Batman:The Dark Knight, ficou a pergunta no ar:Será que vai ter continuação?Alguns executivos da WB já confirmaram o Batman 3, mas, quando perguntado sobre o terceiro filme, Nolan se manteve em silêncio.E agora?Bem, enquanto não há anúncio oficial, só nos resta os boatos.

Falando sobre informações, o site Batman-On-Film, uma das mais frequentes fontes de bat-novidades, informou que a movimentação para um Batman III já se iniciou em Chicago.Lembrando que, foi essa cidade que serviu como "Gotham City" nos filmes do Morcegão.

Apesar de nada oficial, a fonte é muito boa, e não pode ser rejeitada, né?

Entrando mais fundo no mundo dos boatos, Michael Caine, o Alfred, há algumas semanas atrás falou que um dos executivos da WB havia dito que queiram Johny Depp e Phlip Seymour Houffman no próximo filme do Homem-Morcego.Mas, os dois atores desmentiram isso.

Na roda das especulações, também há a Mulher-Gato.Já teve até candidata ao papel, Shirley Manson, vocalista da banda Garbage e vilã do seriado Terminator:The Sarah Connor Chronicles.Segundo ela, as atrizes que já passaram pela personagem(Michele Pfieffer e Halle Berry) não a retraram totalmente.E que ela seria "a garota que eles procuram".


Como em Batman-TDK, os boatos correm solto, especulando possíveis atores para o próximo filme.Só nos resta esperar o anúncio oficial de Christopher Nolan e aguardar pela continuação da obra-prima que foi Batman - The Dark Knight.

Continue lendo >>
BlogBlogs.Com.Br