domingo, 14 de setembro de 2008

Colonização Cultural





O Blog dos quadrinhos tem dado ênfase ao destaque que os quadrinistas Gabriel Bá e Fabio Moon, ganharam na midia nacional.
Matérias sobre Moon e Bá foram publicadas em diversas revistas de circulação nacional, entre elas a "Carta Capital" e "Época Saõ Paulo", onde tiveram um trabalho publicado.Neste domingo os irmãos ainda ganharam um espaço semanal para uma tira na "Folha de São Paulo".

Todo este destaque na midia se deve a recente conquista do Eisner Awards, a maior premiação dos quadrinhos norte-americanos. Os dois e Rafael Grampá, também brasileiro, ganharam pela antologia "5" e ganharam também separadamente por mais dois trabalhos.

Este destaque é merecido e ótimo, tanto para os dois, quanto para o quadrinho nacional em geral. Porém é lamentavel saber que este merecido reconhecimento só veio depois do reconhecimento internacional.

Gabriel Bá e Fabio Moon são autores dos mais produtivos em atividade, muito antes de ganharem o Eisner, já eram reconhecidos e recomendados pela midia especializada em HQs. Já ganharam diversos prêmios nacionais de HQ, entre eles o trofeu HQMIx, o mais importante da industria nacional.

São criadores da excelente "10 pãezinhos", além de estarem concorrendo ao Prêmio Jabuti de Literatura, pela adaptação do Conto "O Alienista" de Macahado de Assis.

Como bem ressaltou Paulo Ramos no Blog dos Quadrinhos, estranho a midia não-especializada se interessarem pelos gemêos somente agora.
Isto caracteriza um problema, O Brasileiro somente da valor a sua produção cultural quando ela alcança reconhecimento internacional.

Isto não se aplica somente a midia, mas também ao própio consumidor. Muitos leitores de Hq, só começaram a olhar para o trabalho de Moon e Bá depois da conquista do Eisner, a maioria, é claro, por desconhecimento e falta de atenção na mídia.







Tudo isto nos leva a uma escala maior do suposto problema, afinal, isto não ocorre apenas nos quadrinhos, o cinema nacional, talvez, sofra ainda mais com isso. Temos atualmente no Brasil a produção de excelentes filmes, porém diversas vezes, a audiência destes não é nem metade da audiência de filmes internacionais.

A produção artistica brasileira é ampla, porém, tanto a mídia, quanto o publico (por influência da mídia) renega estas produções.

Esta semana foi divulgada a lista de filmes brasileiros que podem concorrer ao oscar na categoria de filme estrangeiro, todos os filmes da lista são produções de extrema qualidade, porém, existe a certeza de que poucos ali, exceto o escolido a concorrer ao oscar, vão ganhar destaque na midia.

Poucos são os filmes que antes de alcançarem o sucesso internacional, são consagrdos pelo público brasileiro, existem casos como os filmes "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite", que são ótimos filmes, mas representam uma parcela minima perto de toda a produção nacional.

Não podemos fazer nada para resolver este problema, ao menos, não em grande escala, porém podemos, em pequena escala, começar a apreciar a produção cultural do nosso país, como consumidores e consequentemente o apoio do qual o artista precisa.

Parafraseando um dos posts no blog dos quadrinhos:

"500 anos depois e ainda somos colonizados"

Pense nisso!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br