terça-feira, 26 de agosto de 2008

Alienados e Massificados


A maioria das pessoas com um nível de conhecimento bom vem lutando contra a tal "massificação", primeiro entenderemos o que é massificação:
1. Ato ou efeito de massificar. 2. Característica das sociedades desenvolvidas, para as quais o nível de vida tende a assumir valores padronizados.

Na verdade uma das grandes questões dos tempos modernos é como fugir disso, como não virarmos apenas robôs a frente da TV, já dizia o trecho da música "Sunday, Bloody Sunday" do U2: "Quando o fato é ficção e a TV é realidade, e os milhões choram"

Na verdade há muita confusão hoje em dia com "Popular" e "Massificado", não é porque todo mundo ao seu redor assiste um tipo de programa, que ele é necessariamente ruim, isso serve para qualquer outro tipo de mídia, mas o importante é realmente desvendar o quanto esse programa influência na sua vida, e quanto de racionalidade existe nesse fato. Ou seja, se por exemplo o seriado LOST apresentar um produto, se você comprar pois o produto é bom, não é massificado, mas se comprar porque simplesmente apareceu em LOST, indica massificação e alienação.

Na verdade tudo está em torno das chamadas "Modinhas", "todo mundo hoje é emo, ontem era pop, e anteontem era hippie." Ser simplesmente controlado por modinhas, e seguir cegamente aquilo que as pessoas em volta fazem.

O grande artificio que pode ser usado para fugir da tal "massificação" é simplesmente a reflexão nas coisas que o individuo emprega sua atenção, por exemplo, a música do "créu", que é uma "modinha", se boa parte das pessoas parassem para pensar na música em si, muitos não gostariam.

Vestir o que todos vestem, andar como todos andam, ouvir o que todos ouvem, sem saber ao menos o motivo é a massificação, e não a diversidades de gostos.

Enquanto a "massa" é como um carrinho de controle-remoto das mídias, vamos tentar ouvir o que realmente gostamos, ver o que realmente nos é bom, refletir sobre nossas ações, e assim não entrar para a "massa burra".

Só para nota, outras ótimas músicas do U2 relacionadas a massificação, fiquem com alguns trechos:

Last Night on Earth - U2

"
Ela não se preocupa com o que é melhor
Ela está vivendo a próxima semana agora
Você sabe que ela pagará isso de qualquer maneira
O futuro é tão previsível
O passado é muito desconfortável"

STAY(FARAWAY, SO CLOSE!) - U2

"

Voce pára e compra um pacote de cigarros
Voce não fuma, e nem mesmo quer fumar
Preste atenção, confira seu troco!
Vestida como um desastre de carro,
o volante esta girando
mas você está de cabeça para baixo.
Voce diz que quando ele lhe bate,
voce não se importa
Porque quando ele te machuca,
voce se sente viva
É isso mesmo realmente?

Luzes vermelhas, manhã cinzentas
Você tropeça em buraco no chão.
Um vampiro ou uma vitima?
Isso depende de quem está ao redor
Voce costumava ficar para assistir aos anúncios"
Você movia os lábios sincronizadamente com os talk-shows."



1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Viva la Revolucion!!!!!!!!!!!


Boa matperia Filipe, ficou legal e sua idéia be exposta...

Legal mesmo!!!!!!!!!11

BlogBlogs.Com.Br