quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Reino Unido e sua boa música





Era meados do século XX, ali nascia uma das maiores bandas de todos os tempos, e que influenciaria toda uma geração, ali nascia os Beatles. Eram conhecidos como "Garotos de Liverpool", sua influência foi tamanha, que seu modo de agir, vestir, cantar, influenciou milhares de pessoas, e venderam cerca de 1,5 bilhões de albúns(Com canções como "Help!" e "Yesterday"). Com sua imensa originalidade e genialidade, John Lennon e Paul McCartney foram considerados a maior dupla de compositores da música popular em todo o mundo.
Ali estava sendo plantada a maior semente, para toda uma cultura de música inglesa.
Nos Meados do século, nascia também os Rolling Stones, que junto com os Betales, ajudaram na "Invasão" da música inglesa por todo o mundo com sucessos baseados no blues como Satisfaction e Start Me Up. Sempre na sombra dos Beatles, a banda acabou se jogando as drogas e vicios. Outra banda a começar a se destacar nesse época era o Queen que fugia bastante dos gêneros passados, com seu vocalista Freddie Mercury, marcaram época com múitos sucessos de público, nem tanto de crítica.
Anos depois, baseados principalmente nos Beatles, nasceu o Britpop, na verdade, esse gênero é considerado qualquer tipo de música pop inglesa, té mesmo Spice Girls. Porém desse genero nasceu uma das três maiores bandas da Inglaterra, e junto uma das maiores rivalidades que o mundo da música já conheceu. Estou falando de Oasis, Blur e Radiohead.
Oasis
no principio foi a que mais se destacou, liderador pelos irmão
Gallagher. Acostumados a serem chamados "melhor banda inglesa da atualidade", o Oasis se viu passado quando um grupo de "Nerds" chamado Blur, tomava seu lugar, daí começou uma das maiores brigas da história da música, tudo começou com pequenos ataques, depois ambos lançaram singles juntos, e até mesmo albúns no mesmo dia, enquanto o Blur usava de todo seu sarcasmo, os Gallaghers atacavam mais pessoalmentes "Espero que eles peguem Aids e morram".



De outro lado estava Radiohead, a banda ficou marcado por ficar na sua e não arrumar muitas confusões, começou com um som muito Deprimente com a música "Creep", depois com o grande sucesso de "The Bends", e a genialidade de "OK COMPUTER". Logo depois o Radiohead entrou em um grande estágio de experimentalismo, que acabou com "In Raibows"(2007). Além da banda inglesa The Verve que dilacerou corações com sua romanticas canções.

Finalmente chegamos ao século XXI, com o Radiohead em experimentalismo, o Oasis mais preocupado com o próprio ego do que em fazer música, e com o Blur desfeito, assim como o The Verve. As únicas bandas que conseguiram passar nos séculos, foi Travis, que conseguiu mais sucesso até no novo milênio e Muse que se afirmou na música mundial.

Porém antes da virada do milênio, em 2000, a banda que é considerado por muitos a melhor banda do novo milênio, nascia junto com seu primeiro albúm "Parachutes".
Coldplay começou com o sucesso Yellow, e logo foi se afirmando na música.
As épocas eram diferentes, a música britânica já não reinava tanto no novo milênio, mesmo com Travis, Muse, Coldplay e Keane como alguns de seus representantes, o mundo tinha mudado desde Beatles, vender discos era quase uma missão "Impossivel", o HIP HOP tinha tomado conta. Muitas bandas inglesas foram esquecidas.
Travis conseguiu ganhar as paradas com alguns sucessos como "Sing".
Muse conquistaria muitos outros fãs.
Enquanto Coldplay ganharia 4 Grammys, e venderia 10 milhões de cópias(X&Y).
Presente

Radiohead lançou "In Raibows" em 2007, pel primeira vez uma banda grande disponibiliza o download grátis pela internet, o albúm é considerado o "retorno" do Radiohead.
Oasis anúncia albúm para setembro
Travis lança o bom
"The Boy with No Name"
Coldplay
lança "VIVA LA VIDA", vende mais de 3 milhões em todo o mundo em 2 semanas, e é considerado a melhor banda da década.








1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Só agora que eu consegui ler...hehe

Falaram mal mas ficou legal esse artigo sobre musica brit^nica, só que (creio que inconcientemente)é impossivel não notar a puxasaquice a certa bandas....

no Geral ficou legal sim....!!!!!!!

BlogBlogs.Com.Br