sábado, 14 de junho de 2008

Dossiê Dylan Dog


Dylan Dog é um personagem da ediora SBE (Sergio Bonelli Editore), maior editora de quadrinhos italianos. A SBE é muito conhecida por seus títulos de faroeste, como Tex e Ken Parker, porém Dog foge a regra , não é o único personagem fora do western, mas com certeza o mais relevante.


Dylan Dog é um ex-policial que resolve trabalhar por conta própria como "Detetive dos Pesadelos", criado por Tiziano Sclavi em 1986, fez um grande sucesso e superou as vendas de Tex, titulo mais vendido da SBE.

As histórias de Dylan Dog, são de Terror, porém tem grandes doses de Humor. A estrutura da história é sempre parecida, alguém procura Dylan para resolver algum caso misterioso, paga 50 libras e Dylan sai a caça de Demônios Fantasmas e Alienígenas, até resolver o caso, a história sempre termina na mesma edição, apesar de citarem acontecimentos passados da vida de Dylan, ocorridos em outras edições. Os temas abordados vão de Monstros e Fantasmas até realidades paralelas e experiências extra-sensoriais. O formato de quadrinhos (todos da SBE) é padrão, quadro ao lado de quadro, sem as Paginas Duplas freqüentemente utilizadas nas HQs americanas.

Apesar do formato e a trama serem sempre parecidas, é impossível enjoar, pois o personagem é cativante, e extremamente humano, prendendo a atenção por todas as edições, do começo ao fim, a história é fantástica, mais também aborda temas sociais e reais, como o uso de Drogas e álcool (Dylan é um ex-alcoolatra). Dylan é humano porque enfrenta monstros e vai pra outras realidades, porém tem medo de avião, e às vezes aceita um caso ruim só pra levar a contratante pra cama. Dylan Dog é um homem comum, o que torna suas histórias mais interessantes ainda.

Alem de Dylan, o único personagem usado com muita freqüência, é seu assistente Groucho. Aqui uma pausa para falarmos apenas de Groucho. Assistente fiel de Dylan, porém sempre fazendo piadinhas infames, ele faz parecer que entende tudo na vida, como as coisas funcionam e então olha pra sua cara e ri sozinho, como se fosse um Deus Sádico, só que disfarçado de mordomo de um detetive de pesadelos. Um personagem muito importante que não deixa a história ficar completamente soturna, porem não transforma tudo em comédia. Outro personagem bastante usado é o Comandante Bloch, Uma espécie de antagonista de Groucho, sempre sério, tem lá seu humor, apesar de parecer nunca dar risadas, é um típico humor negro, como disse, o contrário de Groucho que é muito mais non-sense e sarcástico.

Voltando ao principal, nas histórias de Dylan Dog, a violência é recorrente, porém nunca desnecessária, o mesmo vale para o sexo, sempre que aparece complementa a história.

Resumindo é uma ótima série de Terror e Suspense com boas doses de Humor sarcástico. Merece (e tem que ser lida) por todos.

No Brasil Dylan Dog, foi publicado pela editora Record, Depois pela Conrad e atualmente era publicado pela editora Mythos.
As edições da Mythos são ótimas, mas para quem não conhece o personagem sugiro uma olhadinha na coleção da Conrad.

Principalmente a primeira edição, Johnny Freak:


Um conto sobre uma família que tem dois filhos só que um deles sofre de uma grave doença, um conto emocionante até o fim, com um desfecho inesperado. Uma história de suspense, só que com uma dose cavalar de emoção, mostra bem o quanto o personagem é humano.

Todas as edições da Conrad são clássicas, incluindo a segunda edição que é a original “Dylan Dog 1- O despertar dos Mortos vivos”, essas duas edições são um bom ponto de partida, as edições da Mythos têm altos e baixos, mas são as que contém os temas mais variados.

Dylan Dog é aquele tipo de série que nenhum fã de quadrinhos pode deixar de ler, poderíamos ficar horas discutindo Dylan Dog seu teor filosófico, afinal o que mais é aquele barco que ele não consegue terminar, senão um terrível medo da morte.

Espero ter ajudado com esse dossiê e espero que todos que lerem, dêem uma chance a Dylan Dog eu garanto que vão se apaixonar.


Algumas Imagens:


Dylan Dog




Groucho Marx


Algumas frases, que mostram um pouco do mundo de Dylan:


“No fundo, toda a vida é uma partida de xadrez com a Morte...
uma partida perdida logo de cara.”
(servo da Morte em Dyd04, p. 85 e 86)


"Groucho – Que tráfego! Vamos ter que andar nus,
para não ser in-vestidos!
Bloch – Mais uma dessas e eu durmo!
E te mato caindo em cima!"
(Dyd28, história em que Groucho é escalado por Dog para impedir que Bloch durma...
se dormisse, o detetive poderia morrer)

"DOG: Que tal, vamos ver esse?
FAY: Ah, não! Detesto filmes de terror!
DOG: Neste caso, tem razão... já vi quatro vezes e não gostei!
Muito sangue e nenhuma ironia!"
(Dyd18, p.43)

OBS: Fay é uma das mulheres da vida de Dylan, não posso garantir , mas provavelmente só apareceu em uma história, as mulheres são rotativas na vida de Dylan, ele é um garanhão de primeira..

Bom, é isso, este foi O Dossiê Dylan Dog. Comentem por favor!!!!!!!!!!

Fonte das imagens e frases: Fanboy.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br